Notícia no detalhe
“Pint of Science” aproxima a ciência da população
O evento, que acontece até quarta-feira (16), reúne conversas descontraídas sobre conhecimento fora do ambiente universitário e sem o formato de aula.
Um ambiente descontraído para a divulgação científica é o tema do festival Pint of Science que começou nessa segunda-feira (14), no Brasil e em outros 21 países. Campos foi incluído no roteiro pela primeira vez, esse ano, e o público prestigiou e aprovou a ideia do evento que acontece até quarta-feira (16). A Prefeitura, através da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, apoia o evento. Dois bares da cidade foram contemplados com o festival – Black Bird Gastrobar e Seu Evaldo Botequim. Veja a programação completa no site www.pintofscience.com.br.
O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, compareceu a um dos bares e falou sobre a importância de levar discussões científicas para fora do ambiente universitário.
— O Pint of Science permite a troca de experiências de uma maneira mais informal e aproxima a população com o universo científico. E a superintendência tem esse objetivo, trazer a ciência e a tecnologia para perto da população — disse Romeu.
Entre uma palestra e outra, os organizadores do festival apresentavam o programa municipal “Viva a Ciência”.
— Elaboramos uma serie de demandas que as instituições universitárias vão submeter projetos de pesquisas ou extensão. Professores mestres ou doutores podem participar elaborando o projeto junto com o aluno que deve estar regularmente matriculado na instituição. Ele vai concorrer a uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 400, com duração de um ano — destacou o superintendente, lembrando que as inscrições terminam no dia 4 de junho. Veja o edital neste link.
O evento foi criado por estudantes de pós-graduação em 2013, na Inglaterra. Atualmente é o maior festival de divulgação científica que acontece no mundo, com 56 cidades participando simultaneamente.
— É uma alegria imensa ver Campos receber o festival pela primeira vez. O objetivo é convencer a população, no geral, que a ciência está no cotidiano delas. Tentamos integrar e abranger o máximo de assuntos de interesse geral. É uma conversa gostosa sobre conhecimento de verdade fora do ambiente universitário e sem o formato de aula, de forma descontraída — destacou a coordenadora regional do Pint os Science RJ/ES, Ana Laura Boechat.
As conversas e debates acontecem até quarta-feira, sempre às 19h30. Os temas expostos serão cerveja, obesidade, música, mudanças climáticas, contaminantes e ansiedade. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – não há necessidade de inscrição e não há emissão de certificados.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/12/2024 18:42:05 Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
- 26/12/2024 17:41:47 Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
- 26/12/2024 17:10:54 Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
- 26/12/2024 16:42:24 Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
- 26/12/2024 16:23:53 Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
2612 17h10Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
2612 17h41Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
2612 16h42Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
2612 16h23Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
3Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
4Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
5Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
6Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira