Notícia no detalhe
“Pint of Science” aproxima a ciência da população
O evento, que acontece até quarta-feira (16), reúne conversas descontraídas sobre conhecimento fora do ambiente universitário e sem o formato de aula.
Um ambiente descontraído para a divulgação científica é o tema do festival Pint of Science que começou nessa segunda-feira (14), no Brasil e em outros 21 países. Campos foi incluído no roteiro pela primeira vez, esse ano, e o público prestigiou e aprovou a ideia do evento que acontece até quarta-feira (16). A Prefeitura, através da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, apoia o evento. Dois bares da cidade foram contemplados com o festival – Black Bird Gastrobar e Seu Evaldo Botequim. Veja a programação completa no site www.pintofscience.com.br.
O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, compareceu a um dos bares e falou sobre a importância de levar discussões científicas para fora do ambiente universitário.
— O Pint of Science permite a troca de experiências de uma maneira mais informal e aproxima a população com o universo científico. E a superintendência tem esse objetivo, trazer a ciência e a tecnologia para perto da população — disse Romeu.
Entre uma palestra e outra, os organizadores do festival apresentavam o programa municipal “Viva a Ciência”.
— Elaboramos uma serie de demandas que as instituições universitárias vão submeter projetos de pesquisas ou extensão. Professores mestres ou doutores podem participar elaborando o projeto junto com o aluno que deve estar regularmente matriculado na instituição. Ele vai concorrer a uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 400, com duração de um ano — destacou o superintendente, lembrando que as inscrições terminam no dia 4 de junho. Veja o edital neste link.
O evento foi criado por estudantes de pós-graduação em 2013, na Inglaterra. Atualmente é o maior festival de divulgação científica que acontece no mundo, com 56 cidades participando simultaneamente.
— É uma alegria imensa ver Campos receber o festival pela primeira vez. O objetivo é convencer a população, no geral, que a ciência está no cotidiano delas. Tentamos integrar e abranger o máximo de assuntos de interesse geral. É uma conversa gostosa sobre conhecimento de verdade fora do ambiente universitário e sem o formato de aula, de forma descontraída — destacou a coordenadora regional do Pint os Science RJ/ES, Ana Laura Boechat.
As conversas e debates acontecem até quarta-feira, sempre às 19h30. Os temas expostos serão cerveja, obesidade, música, mudanças climáticas, contaminantes e ansiedade. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – não há necessidade de inscrição e não há emissão de certificados.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















