Notícia no detalhe
Prefeitura e Uenf visam parceria para fomentar o artesanato
Codemca e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação tratam do assunto em visita à Universidade.
Representantes da Codemca e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação estiveram reunidos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) nesta quarta-feira (16), para tratar de ações ligadas ao fomento do artesanato local, iniciando pelo trabalho desenvolvido pela Associação das Mulheres Empreendedoras (AME) Bagaço de Cana.
A reunião tratou das demandas relacionadas à estrutura e equipamentos necessários para a produção das peças, identificação do produto, espaço para que possam atuar e formas de comercialização e circulação deles.
— Já existe um convênio entre o município e a Uenf e estamos trabalhando na confecção de um aditivo de assessoria técnica, através da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, para etapa de identificação e preparação junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com intuito de garantir a indicação geográfica destes produtos, tendo em vista as suas características e qualidade, e apoio para o registro da marca. Essa é uma grande oportunidade para garantir a geração de emprego e renda no município, que possui o artesanato como uma de suas vocações — disse Marcel Cardoso, vice-presidente da Codemca.
O encontro é fruto da reunião com a Coordenadora do Programa Estadual de Artesanato e subsecretária adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e, Nea Mariozz, que ocorreu na semana passada e objetiva o apoio aos programas de extensão realizados na Universidade “Caminhos de Barro” e “AME Bagaço de Cana”.
A partir deste diálogo serão desenvolvidas e formalizadas outras ações para o fomento do setor do artesanato no município, por meio da Codemca, em conjunto com os demais órgãos que possuem projetos ligados ao artesanato. Serão desenvolvidas ações direcionadas à legislação específica, desenvolvimento de centros de qualificação e apoio, capacitação, registro de marca e selo de Indicação Geográfica (IG).
— O projeto Associação Das Mulheres Empreendedoras – Bagaço de Cana surgiu através do projeto Empreendedorismo da Mulher, desenvolvido pelo Sebrae e completa 10 anos em 2018. Optamos por trabalhar apenas com o bagaço de cana como matéria-prima e hoje o projeto possui mais de 200 modelos de peças artesanais — disse a artesã Ivanete Fernandes.
A professora Márcia Giardinieri, coordenadora do Programa Ame Bagaço de Cana, elogiou a iniciativa. “A importância da AEME na Uenf, como projeto extensionista é enorme, uma vez que as artesãs que atuam nele têm a possibilidade de agregar conhecimento às técnicas que já possuem e, ainda, de transmiti-los às artesãs parceiras nas comunidades e eventos que participam, aumentando a rede de transmissão da tecnologia e possibilitando renda extra a outras famílias”.
— Fiquei surpresa com o trabalho realizado, muito árduo, para desenvolver um material tão interessante e com capacidade enorme para desenvolver diversos produtos de qualidade e super resistentes. Vamos buscar a indicação geográfica para a cidade e para o produto desenvolvido por elas, que é exclusivo, com valor muito grande, principalmente para quem é de fora e não conhece o produto. Isso vai garantir maior visibilidade e oportunidades. Acredito muito no potencial delas — avalia Leonora Tinoco, gerente de Inovação da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 16:58:36 Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
- 31/10/2025 12:05:31 Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
- 31/10/2025 11:54:32 Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
- 31/10/2025 10:50:40 Reinauguração do Palácio da Cultura marca novo ciclo para a arte em Campos
Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
3110 12h21Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
3110 12h05Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
3110 11h54Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
3110 10h08Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















