Dezoito alunas de ginástica artística da Fundação Municipal de Esportes, entre 6 e 19 anos, estarão participando neste domingo (20) da 14ª Copa La Salle de Ginástica Artística, em Niterói. O evento reunirá atletas de várias cidades e de clubes como Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. O objetivo é trocar experiência e buscar ampliar os conhecimentos. De acordo com os professores Luciano dos Santos e Tadeu Rocha, a presença das alunas da FME no evento, se dá ao desempenho na apresentação durante abertura dos Jogos Estudantis de Campos e na Copa do Instituto Federal Fluminense (IFF).
As irmãs gêmeas Ingrid e Yasmim Ventura Pedrosa, 12 anos, estão ansiosas para participar do evento, explicou a mãe Cristina Pedrosa, que acompanha cada apresentação das filhas. “Esse sempre foi o sonho das minhas filhas e sempre incentivei. Elas começaram bem cedo e desde o ano passado estão matriculadas nas aulas oferecidas pela Fundação Municipal de Esporte e elas adoram. Estão ansiosas e treinando bastante para chegar em Niterói e fazer bonito”, concluiu orgulhosa a mãe.
Quem também está ansiosa para se apresentar é a atleta Ana Júlia da Silva Erbas Gonçalves, 14 anos, que desde criança faz o esporte. “Ana Júlia sempre amou a ginástica e tem como inspiração a ginasta Daiane dos Santos. Eu até tentei colocar no ballet e natação, mas ela não se adaptou. Ela adora a ginástica artística, então como mãe tenho que apoiar e acompanhar na busca de seu sonho”, explicou a mãe Claudenir da Silva Erbas.
Atualmente a ginástica da Fundação Municipal de Esportes atende cerca de 200 alunos, com aulas de terça a sexta-feira, no turno da amanhã e tarde, sob a coordenação dos professores Luciano dos Santos e Tadeu Rocha e os estagiários Magno Eduardo, Uelington Vasconcelos e Mariana Viana.
Para o presidente da Fundação de Esportes, Raphael Thuin, essa é a filosofia de trabalho da gestão: “Formar a base e descobrir talentos no esporte. Como campista e atleta de natação, acredito no potencial destes atletas. Eles precisavam de um trabalho voltado para a formação de base. Estamos trabalhando há 15 meses, superando algumas dificuldades e conquistando espaço. Poder proporcionar a participação destas meninas na Copa La Salle, é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento. Acredito que em breve teremos grandes nomes no esporte de uma forma geral. Hoje, a Fundação atende mais de 14 mil pessoas” , destacou Thuin.