Notícia no detalhe
Zezé Motta fala sobre Vinícius de Moraes no Botequim Literário
A cantora e atriz campista Zezé Motta, consagrada internacionalmente com o filme Xica da Silva, participa nesta quinta-feira (11), a partir das 20h no Espaço Café, do Botequim Literário, na 6ª Bienal do Livro, montada na Praça são Salvador. Zezé e José Castello vão falar sobre o tema Vinícius de Moraes e o amor demais em palestra mediada por Marcia Luzia. Às 18h, no Café Literário, o escritor e médico Moacyr Scliar aborda O texto ou a vida: aventuras de um médico escritor com mediação de Suzana Vargas.
Zezé Motta é filha de um músico e de uma costureira e mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do teatro Tablado e começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em Fígaro, fígaro, Arena canta Zumbi e A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato. Em 1972, participou de Orfeu Negro e, em 1974, atuou em Godspell.
A carreira de cantora teve início em 1971, em casas noturnas paulistas. De 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 80, lançou mais três discos. Participou de filmes como Vai trabalhar, vagabundo (1973), Ouro Sangrento, Anjos da Noite, Tieta do Agreste, Xica da Silva (1976) e que a consagrou internacionalmente, além de Orfeu. Em 1994, gravou a canção o ciclo da vida, abertura do filme o Rei Leão (1994).
Atuou na telenovela Xica da Silva, em 1996, vinte anos depois de protagonizar o filme, e onde fez a mãe de Xica, no início, e Xica na maturidade, no final. Zezé Motta também gravou alguns discos como Divina Saudade (1995), Chave dos Segredos (1985), Negritude (1979), Zezé Motta (1978), entre outros.
Moacyr Scliar - Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica. Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, inicia sua vida como médico, fazendo residência em clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital.
Publica seu primeiro livro, “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962. A partir daí, não parou mais. São mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil, o ensaio, pelos quais recebeu inúmeros prêmios literários. Sua obra é marcada pelo flerte com o imaginário fantástico e pela investigação da tradição judaico-cristã. Algumas delas foram publicadas na Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e em Portugal, entre outros países.
Últimas Notícias adicionadas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















