Notícia no detalhe
Sebastiana Machado é a campeã do Conversa Literal na Bienal
A Escola Municipal Sebastiana Machado Silva foi a vencedora do Programa Conversa Literal Papo Reto, que teve a finalíssima realizada nesta quinta-feira (11), na Arena Cultural da 6ª Bienal do Livro de Campos, na Praça São Salvador Salvador. A escola do bairro IPS, que somou 1.170 pontos acumulados, venceu a Escola Municipal Professora Olga Linhares, que fez 925pontos.
Os representantes da escola vencedora foram Sandy Freitas, 9 anos; Paola Barreto,10, e Diego César Rodrigues, 10. O terceiro lugar, disputado nesta quarta-feira (10), ficou a Fundação Municipal da Infância e da Juventude. A Escola Municipal Santa Terezinha, de Baixa Grande, foi a quarta colocada.
A diretora do Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Nana Rangel, disse que todos saíram ganhando com a disputa. “Estou muito feliz e muito emocionada com o trabalho das escolas e da fundação. Espero que ano que vem o programa continue com este grande sucesso”, afirmou.
Segundo a professora incentivadora de leitura da escola vencedora, Ana Lúcia de Souza, o Conversa Literal foi importante, porque envolveu toda a escola. “Tivemos um envolvimento muito grande dos alunos, que se interessaram pelas obras indicadas, procurando os livros na biblioteca. Os próprios pais se envolveram e estudaram junto com as crianças. A missão foi cumprida e o objetivo alcançado”, ressaltou.
Antes da disputa, as escolas apresentaram os espetáculos baseados nos textos de Raquel de Queiroz. A Escola Sebastiana Machado apresentou o espetáculo “Rachel por Rachéis”, dirigido por Pedro Carneiro. A Escola Olga Linhares, sob responsabilidade de Aline , encenou as fábulas “O homem que entrou no garrafão” e “A Boneca Russa”, com 12 alunos em cena.
Na disputa em si, as escolas, como de costume, responderam questões referentes aos espetáculos apresentados, na primeira etapa, e sobre a biografia e a bibliografia de Rachel de Queiroz, na segunda etapa.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















