Notícia no detalhe
Semana da Luta Antimanicomial é encerrada com atividades no Centro
Foram cinco dias de ações com o tema “A Desconstrução do Manicômio: Responsabilidade de Quem? A importância da articulação das políticas públicas na promoção do cuidado”.
Promovido pelo Programa de Saúde Mental, da Secretaria municipal de Saúde (SMS), a Semana da Luta Antimanicomial foi encerrada com um evento na Praça do Santíssimo Salvador, na sexta-feira (18). Neste ano, o evento abordou o tema “A Desconstrução do Manicômio: Responsabilidade de Quem? A importância da articulação das políticas públicas na promoção do cuidado”.
— Foi uma semana de extrema importância para nossa equipe, para a conscientização da população sobre a desinstitucionalização e para o município, que a cada dia tem avançado na luta antimanicomial. Para encerrar as atividades desta semana comemorativa, nossa equipe veio à Praça do Santíssimo Salvador promover atividades políticas e culturais para a população sobre o tema e mostrar os trabalhos que realizamos nos quatro Centros de Atenção Psicossociais (Caps) — ressaltou a coordenadora do programa, Elisa Peralva.
Elisa destaca ainda que, a Semana de Luta Antimanicomial mostrou à população a importância do respeito às diferenças e a possibilidade da integração à sociedade, das pessoas com transtornos mentais. “Foi uma semana intensa onde pudemos mostrar nossas conquistas, trabalhos e propostas”.
Durante os cinco dias de evento a equipe do programa de Saúde Mental ainda apresentou à população a Carta de Bauru que originou, há 30 anos, o movimento da luta antimanicomial e do documentário Estamira, mostrou um pouco do trabalho realizado no município em sessão na Câmara de Vereadores e sediou o I Encontro do Fórum Intersetorial de Saúde Mental, que aconteceu no auditório da Prefeitura.
Comemoração pelos 9 anos do Caps 3 – Como parte do cronograma da Semana de Luta Antimanicomial, a equipe do Caps 3, comemorou com os assistidos na quinta-feira (17), 9 anos de existência. O Centro de Atenção Psicossocial Dr. Romeu Casarsa funciona 24 horas, com leitos de acolhimento à crises, sendo um serviço muito importante no contexto municipal.
— O Caps 3 foi o primeiro serviço do Programa a ter leitos de acolhimento à crise com funcionamento 24 horas. Esses leitos são substitutivos ao formato manicomial. Temos uma média de 600 pessoas sendo atendidas regularmente no Centro e muitas conquistas a serem comemoradas com eles — disse a coordenadora, Renata Manhães.
O Caps 3 fica na Rua Baltazar Carneiro, 90, Centro, próximo ao Centro de Saúde e atende aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além da equipe de apoio com estagiários de psicologia e serviço social.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles