Há um ano, a estudante Ryhanna Mara Rocha Marcílio, de 7 anos, conheceu a ginástica artística nas aulas oferecidas na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME). Em pouco tempo de treinos, a menina de corpo franzino ganhou destaque, o que despertou o interesse do Flamengo, que tem tradição na formação de atletas da modalidade. Recentemente, a campista assinou contrato com o clube carioca e, juntamente com a mãe, se mudou para a capital. Nesta terça-feira (22), a menina com nome de popstar esteve na FME para rever os amigos e professores, entre eles Luciano dos Santos e Flávio Tadeu.
— Desde o começo, gostei muito da ginástica artística. Meu sonho é fazer um teste na seleção brasileira para disputar grandes competições, como a Olimpíada. Vou treinar muito para me tornar uma grande ginasta — disse Ryhanna, que cursava o 2ª ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no Parque Aurora.
A estudante era uma das 200 crianças e adolescentes que praticam a ginástica artística na Fundação Municipal de Esportes. O presidente da FME, Raphael Thuin, parabenizou a dedicação da atleta e também de professores dessa e de outras modalidades, além de ressaltar a atenção do prefeito Rafael Diniz na busca de novos equipamentos e na capacitação dos profissionais. Além disso, a FME conseguiu uma emenda parlamentar da deputada federal Cristiane Brasil, na ordem de R$ 390 mil, para a reforma do prédio de Artes Marciais e Artísticas. O processo está em fase final para o início das obras.
— Hoje estou tendo o privilégio de estar ao lado da pequena Ryhanna, que em um ano conseguiu se destacar. Esse exemplo mostra que estamos no caminho certo, investindo na base e descobrindo talentos. Além da Ryhanna, temos a Mariana Gomes, de 12 anos, que se destacou no futebol e conseguiu bolsa de estudos no Colégio Batista Fluminense. Essa é a nossa política, usando o esporte como ferramenta para transformar a vida das pessoas — disse Raphael Thuin.
Nova vida na capital
Conhecido mundialmente como um importante formador de ginastas, o Flamengo tem em seu quadro atletas como Jade Barbosa e Flávia Saraiva, além de outras estrelas que passaram pelo clube, como os irmãos Diego e Daniele Hypólito. Para ajudar na adaptação de Ryhanna, Edymara Rocha Guilherme, mãe da menina, também se mudou para o Rio de Janeiro.
— Minha filha se contorcia dentro de casa e muitos vezes a coloquei de castigo, pois não entendia tanta travessura. Até que um dia soube que a Fundação de Esportes oferecia gratuitamente as aulas de ginástica. Os professores logo perceberam o potencial e me orientaram para que ela fizesse a prova de seleção do Flamengo. E na primeira, ela passou — conta orgulhosa Edymara.
Por enquanto, o pai de Ryhanna, Jefferson Vieira Marcílio, permanece em Campos com os outros filhos. Porém, o objetivo é também seguir para a capital quando conseguir um emprego. "Estamos superando todos os obstáculos para realizar o sonho da nossa filha e principalmente, porque vários profissionais acreditam no potencial dela. Nosso sonho é vê-la na Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Sabemos que o caminho é longo, mas não podemos desistir”, disse Jefferson.
Ginástica — A Fundação Municipal de Esportes atende atualmente cerca de 200 crianças nas aulas de ginástica, de terça a sexta-feira, no turno da manhã e da tarde. Além de Ryhanna, outras meninas também estão se destacando na modalidade, como Laura de Souza Cardoso, Ana Júlia da Silva Erbas Gonçalves, Isabela dos Santos Salve Cruz e as irmãs Yasmim e Ingrid Ventura Pedrosa.
O próximo desafio da equipe da FME será o Estadual feminino de Ginástica de Trampolim, no dia 11 de agosto, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.