Notícia no detalhe
Ana Botafogo na Arena Cultural nesta sexta-feira
A primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, estará no Espaço Jovem da Arena Cultural, na 6ª Bienal do Livro, nesta sexta-feira, a partir das 15h. Ana vai participar de um bate-papo com o tema Série Profissões: dançar a vida, mediada pela também bailarina, Márcia Cristina Lisboa. Ana Botafogo esteve este ano, em Campos, participando do Seminário Municipal de Dança.
Após cursar o 1° período na faculdade, Ana viajou para a França, com o objetivo de estudar. Frequentou a Academia Goubée e Academia de Dança Rosella Hightower. Já na Inglaterra, frequentou o Dance Center. Após fazer concurso para o Ballets de Marseilles, iniciou a carreira profissional. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e na Gala Iberoamericana de La Danza, dirigida por Alicia Alonso, realizada em Madri (Espanha), em comemoração aos 500 anos de descobrimento das Américas.
Ana Botafogo escolheu por continuar sua carreira no Brasil. Foi Bailarina principal do Teatro Guairá, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, ingressou por concurso público como 1ª bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1995, foi convidada pela Companhia da Ópera de Lodz (Polônia) e interpretou o principal papel feminino do Balé Zorba, o Grego, dançando em várias cidades do Brasil. Já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul, é considerada uma das mais importantes bailarinas brasileiras, por suas técnica, versatilidade e perfeição da arte.
Biografia - “Ana Botafogo na Magia do Palco”, da Editora Nova Fronteira, é uma biografia da bailarina, escrita pela crítica de dança Suzana Braga, com a colaboração da própria Ana. Suzana acompanha a carreira da dançarina através de 11 clássicos do repertório do balé interpretados por ela.
Ao mesmo tempo em que vai desnudando para os leitores a trajetória artística de Ana Botafogo, o livro traça um panorama do balé, ao analisar algumas obras imortais da dança clássica internacional (Giselle, O Quebra-Nozes, Coppélia, Romeu e Julieta, A Sagração da Primavera, D. Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, La Sylphide, A Floresta Amazônica).
Ana Botafogo nasceu no Rio de Janeiro e iniciou seus estudos de ballet no conservatório da Urca, tendo aulas com Luciana Bogdanich, bailarina do Teatro Municipal, na época.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















