Notícia no detalhe
Ana Botafogo na Arena Cultural nesta sexta-feira
A primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, estará no Espaço Jovem da Arena Cultural, na 6ª Bienal do Livro, nesta sexta-feira, a partir das 15h. Ana vai participar de um bate-papo com o tema Série Profissões: dançar a vida, mediada pela também bailarina, Márcia Cristina Lisboa. Ana Botafogo esteve este ano, em Campos, participando do Seminário Municipal de Dança.
Após cursar o 1° período na faculdade, Ana viajou para a França, com o objetivo de estudar. Frequentou a Academia Goubée e Academia de Dança Rosella Hightower. Já na Inglaterra, frequentou o Dance Center. Após fazer concurso para o Ballets de Marseilles, iniciou a carreira profissional. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e na Gala Iberoamericana de La Danza, dirigida por Alicia Alonso, realizada em Madri (Espanha), em comemoração aos 500 anos de descobrimento das Américas.
Ana Botafogo escolheu por continuar sua carreira no Brasil. Foi Bailarina principal do Teatro Guairá, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, ingressou por concurso público como 1ª bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1995, foi convidada pela Companhia da Ópera de Lodz (Polônia) e interpretou o principal papel feminino do Balé Zorba, o Grego, dançando em várias cidades do Brasil. Já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul, é considerada uma das mais importantes bailarinas brasileiras, por suas técnica, versatilidade e perfeição da arte.
Biografia - “Ana Botafogo na Magia do Palco”, da Editora Nova Fronteira, é uma biografia da bailarina, escrita pela crítica de dança Suzana Braga, com a colaboração da própria Ana. Suzana acompanha a carreira da dançarina através de 11 clássicos do repertório do balé interpretados por ela.
Ao mesmo tempo em que vai desnudando para os leitores a trajetória artística de Ana Botafogo, o livro traça um panorama do balé, ao analisar algumas obras imortais da dança clássica internacional (Giselle, O Quebra-Nozes, Coppélia, Romeu e Julieta, A Sagração da Primavera, D. Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, La Sylphide, A Floresta Amazônica).
Ana Botafogo nasceu no Rio de Janeiro e iniciou seus estudos de ballet no conservatório da Urca, tendo aulas com Luciana Bogdanich, bailarina do Teatro Municipal, na época.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira