Notícia no detalhe
Lucia Hiratsuka mostra técnica sumiê às crianças
A simplicidade marcou o final da manhã deste sábado (13), nas Viagens na Imagem com a ilustradora e escritora Lucia Hiratsuka. A técnica sumiê – a arte em preto e branco, que retrata a forma e a essência dos objetos – foi apresentada para o público infantil na Caverna Literária, montada na 6ª Bienal do Livro, na Praça São Salvador. A arte atraiu os olhares dos participantes, em especial do estudante Artur Ribeiro Caetano, 10 anos, e da atriz Elisa Lucinda.
Lucia mostrou a forma e maneira de ilustrar. “O desenho não existe errado. Se o ilustrador não gostou, faz novamente e vai aprendendo, sem exageros, pois o simples sai bonito”, afirmou. A ilustradora interagiu com as crianças, escrevendo os nomes delas em japonês e explicando como se escreve e pronuncia a língua, que para os brasileiros parece ser mais difícil de aprender.
Ela contou que antes de entrar na escola, aprendeu a escrever em japonês e a primeira palavra escrita foi pássaro. Uma das ilustrações feitas por Lúcia foi o Rei Dragão, personagem do livro “Festa no Céu, Festa no Mar”. Utilizando a técnica Sumiê, ela desenhou um dragão oriental, aquele que não tem chifres e nem asas, apenas garras e barbicha.
Às 14h, a escritora participou do Cinelivro, ao ler a obra “Festa no Céu, Festa no Mar”. Trata-se da história de uma tartaruga que ficou com o casco rachado. A lenda brasileira fala que foi uma festa no céu. A japonesa diz que foi uma festa no mar, com um final igual. “Eu sempre ouvi histórias da minha família, que sempre serviram de inspirações para os meus livros”, contou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
- 10/01/2026 09:10:42 Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
- 10/01/2026 08:53:58 Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















