O espetáculo “Mercado Cultural em uma Viagem pelo Mundo das Artes” encantou todo o público que compareceu ao Teatro Trianon nessa quinta-feira (14). O evento foi realizado para encerrar o projeto “Mercado Cultural”, oferecido a jovens de 10 a 18 anos, realizado pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), através da Lei de Incentivo à cultura do Governo do Estado, com patrocínio da Rede SuperBom de Supermercados e aporte técnico da Sagre Consultoria.
Durante três meses, cerca de 600 jovens participaram das oficinas de artesanato, dança, DJ, fotografia, ilustração, moda, música e teatro. Duzentos subiram ao palco em um grande espetáculo que uniu todas as modalidades. A presidente da FCJOL, Cristina Lima, destacou a democratização do acesso à arte e cultura.
— A intenção do projeto não foi formar profissionalmente, mas despertar o gosto pela arte, pelas diversas formas de manifestação trabalhadas nesses 90 dias. A semente foi lançada, esperamos que tenha caído em terreno fértil, e traga um novo rumo à cultura em Campos que estava adormecida. A gestão de Rafael Diniz permite que a arte seja democrática através do apoio a projetos como o “Mercado Cultural”. Propiciar esse acesso é uma das missões da FCJOL — disse Cristina Lima.
O vice-presidente da FCOL, Vinicius Soares, agradeceu a confiança do prefeito Rafael Diniz quando aprovou a ideia do “Mercado Cultural”. “Quem ama a arte, sabe que esse primeiro contato é muito importante. A minha arte é a música. Agradeço ao prefeito pela missão, ao lado da Cristina Lima, de reconstruir as bases da cultura aqui na nossa cidade e nada melhor do que começar pelo alicerce, que são esses jovens que estão aqui hoje. Não desistam da arte, ela é capaz de acariciar e acalentar os nossos corações”, destacou.
Para o coordenador artístico, Pedro Fagundes, o encerramento do projeto com a certeza de que o objetivo foi alcançado é uma satisfação ímpar. “Acreditamos que o projeto terá continuidade. Centenas de jovens estão nos procurando para saber se haverá uma nova turma. A aceitação e a credibilidade que o “Mercado Cultural” conseguiu, deixa a possibilidade do retorno do projeto”.
Os pais de Ana Clara e Francisco, Flávia e Sérgio, estavam na primeira fila aguardando ansiosos pela apresentação dos filhos. “As crianças ficaram muito animadas quando viram o anúncio do projeto e logo nos pediram para fazer a inscrição. Eles sempre gostaram de teatro e as aulas do projeto proporcionaram uma maior desenvoltura a eles. O “Mercado Cultural” trouxe a oportunidade de despertar o que meus filhos querem para a vida, a princípio. Espero que mais projetos como esse tenham continuidade. Estamos muito satisfeitos e agradecidos com o resultado”.
O convênio “Mercado Cultural” foi assinado pelo prefeito Rafael Diniz, no dia 7 de março. Os cursos foram realizados pela manhã e à tarde no Museu Histórico de Campos, na Vila Olímpica do Alphavile, na Vila Olímpica do Jardim Carioca e na Fundação Municipal de Esportes.