Notícia no detalhe
André Trigueiro fala sobre pré-sal e faz alerta na Bienal
"O Brasil descobriu a energia certa no século errado". Essa é a opinião do professor da PUC-RJ e jornalista, pró-graduado em Gestão Ambiental, André Trigueiro, com relação ao Pré-Sal. Trigueiro, que proferiu neste sábado (13) uma palestra sobre biodiversidade e ecologia na Arena Cultural da 6ª Bienal do Livro de Campos, comentou que não dá para abrir mão da exploração do Pré-Sal, afinal 80% da energia que move o mundo vem do petróleo, carvão e gás. Mas, Trigueiro fez um alerta: "O petróleo é uma fonte de energia condenada, ainda nesse século, a perder prestígio. Não seremos dependentes do petróleo no final do século XXI. China, Europa e Estados Unidos investem muito mais em energia limpa, a chamada economia de baixo carbono. Não é preciso mais espremer cana para conseguir o etanol. Com tecnologia, já é possível conseguir etanol de matérias orgânicas como a celulose, folha de árvore, casca de coco e madeira", informou Trigueiro.
André Trigueiro destacou a importância de se utilizar também as energias eólicas e solares já que as fontes não renováveis vão acabar. O professor Aristides Sofiatti, um dos grandes intelectuais do Brasil da área de meio ambiente, e que também participou do encontro, teve raciocínio coincidente com o de André Trigueiro: "Um exemplo de que estamos utrapassados com relação a tecnologia é o fato de que o Porto do Açu (São João da Barra-RJ) vai utilizar carvão mineral em sua termelétrica, o que traz uma poluição muito grande", disse Sofiatti.
Sobre saneamento básico, Trigueiro falou: "O Brasil é o único país do mundo com nome de árvore. Temos o maior estoque de água doce, superficial ou subterrâneo, do planeta. Estamos ultrapassando a Itália em PIB ascendente, mas ainda não sabemos cuidar dos nossos recursos. Temos apenas 30% dos esgotos tratados. 60% dos municípios despejamo lixo em céu aberto e vazadouros clandestinos. Somos uma potência ambiental que virou as costas para algo óbvio, como a diarréia, que é uma doença fácil de se tratar", afirmou Trigueiro.
Sofiatti complementou: "Não quantificamos ainda o que os insetos, as aves dão em produção de alimentos. Quem produz o ar são os microorganismos. A humanidade tem de cuidar da biodiversidade. Temos de debater o consumismo. A sustentabilidade é uma questão corrompida. As pessoas preferem o supérfluo a uma boa alimentação, moradia e educação. Mas a questão não é melhorar a distribuição de renda. O IDH não basta. O IDH não é sustentável ecologicamente", afiançou Sofiatti.
No debate, mediado pelo jornalista Martinho Santafé, foram abordados ainda temas como a reutilização da água, a separação do lixo reciclável, a educação ambiental, a necessidade de se reduzir o consumo supérfluo e a importância da prática do consumo coinsciente. Da plateia, vieram perguntas sobre a política para o desenvolvimento sustentável, o que provocou uma crítica por parte do dois palestrantes com relação ao critério de escolha de ministros para áreas estratégicas do governo federal, como Minas e Energia, Meio Ambiente e Agricultura.
Quanto à estrutura da Bienal, André Trigueiro afirmou ter ficado impressionado: "Eu estou muito impressionado. A estrutura está muito bem montada, aproveitando os pontos cardeais da praça. A organização está ótima e o nível dos convidados muito alto. É de suma importância lembrar para a sociedade que nós só avançamos se nos instruírmos, informarmos e tivermos uma relação de afeto com esse objeto chamado livro", concluiu Trigueiro, que é apresentador do "Jornal das 10" e do programa "Cidades e Soluções", da Globo News e escritor, autor de "Mundo Sustentável", publicado pela editora Globo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira