Encerrando o mês dos concertos em Campos, a tradicional Orquestra Sinfônica Petrobras esteve hoje (30) no Teatro Municipal Trianon, em mais um evento cultural gratuito para difundir a música clássica na cidade. Os ingressos, gratuitos, foram praticamente esgotados, assim como nas demais apresentações que aconteceram durante o mês de junho.
A orquestra retornou a Campos pela segunda vez após 11 anos do primeiro concerto. Mais de 500 convites foram resgatados das bilheterias do teatro em apenas um dia e meio. Um deles foi reservado pelo campista radicado em Macaé, Antônio Pedrosa, de 57 anos. Há 16 anos morando na cidade cizinha, ele aproveitou a vinda da orquestra para revisitar a terra natal e seus tradicionais teatros.
– Cheguei sexta (29) e fui ao Teatro de Bolso assistir à peça “Musas de Caymmi”, mas vim mesmo para assistir à orquestra sinfônica. Macaé está sem nenhuma casa de espetáculos há muitos anos, então aproveito para vir a Campos matar a saudade não só dos amigos, mas também dos teatros – disse Antônio.
A apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobras contou com repertórios de consagrados compositores nacionais, como Heitor Villa-Lobos, Henrique Alves de Mesquita, Alberto Nepomuceno e Abdon Lyra. O show fez parte da temporada 2018 da Orquestra, que conta com a regência de Antônio José Augusto e tem direção assinada pelo maestro brasileiro Isaac Karabtchevisky, referência do cenário musical e “ícone vivo do Brasil”, segundo o jornal britânico The Guardian. Com a apresentação, o Trianon fechou o mês em grande estilo, depois de receber alguns dos maiores nomes da música clássica no tradicional teatro campista.
– Campos já tem a tradição de receber muito bem eventos pouco valorizados pelo grande público. Já trouxemos apresentações de dança e outras de música clássica que sempre tiveram lotação máxima. É uma grande satisfação pois nosso objetivo é justamente fomentar a cultura e valorizar as artes em suas mais diferentes formas – disse a gerente de comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, Evelyn Valente.
A diretora administrativa do Teatro Trianon, Lia Teixeira Lopes, fez coro às impressões de Evelyn. Segundo ela, havia fila na porta do teatro desde a abertura da bilheteria para retirada dos ingressos, na sexta-feira (29), às 15h.
– É interessante, por exemplo, que muitos pais buscam trazer os filhos para apresentá-los à música erudita. Vejo com bastante satisfação que Campos tem público para as mais diversas modalidades artísticas. Tivemos casa cheia em todas as apresentações de música clássica no decorrer do mês – contou Lia.
Junho de clássicos - As noites do Trianon tiveram como um dos ápices a apresentação “Uma Noite de Cinema”, da Banda Sinfônica Nova Aurora. Com ingressos populares (R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia-entrada), o público pôde apreciar 40 músicos da centenária sociedade musical de Macaé. No repertório, reproduções clássicas de filmes populares como "Superman", "Piratas do Caribe" e "Moana".
Outro destaque do mês foi o espetáculo “Mercado Cultural em uma Viagem pelo Mundo das Artes”. Cerca de 600 crianças e adolescentes participaram de atividades nas modalidades artesanato, dança, DJ, fotografia, ilustração, moda, música e teatro. O evento era parte de um projeto que contou com a parceria da Prefeitura de Campos, através da Lei de Incentivo à cultura do Governo do Estado, e patrocinado pela Rede SuperBom Supermercados.
Junho foi ainda um mês destinado à conscientização dos funcionários públicos. O Departamento de Transportes realizou a palestra de Conscientização sobre o uso do veículo oficial. O evento contou com a participação da Guarda Civil Municipal, do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) e da Superintendência de Paz e Defesa Social.