Notícia no detalhe
Nei Lopes fala da obra de Noel Rosa no último dia da Bienal
O entusiasta e divulgador da cultura afro-brasileira, Nei Lopes, mostrou parte de seu conhecimento sobre samba num encontro em que foi abordada a obra de Noel Rosa, neste domingo (14), na Arena Cultural, no encerramento da 6ª Bienal do Livro de Campos. Nei Lopes ressaltou que Noel Rosa teve um papel fundamental para o nascimento do samba. “Foi ele que foi nos morros, nas comunidades faveladas, que deram origem ao samba. Conheceu Ismael Silva, Paulo da Portela. Noel foi ao encontro dessa gente, tornou-se parceiro e melhorou a obra deles”, disse Nei, que também ressaltou a atualidade e a universalidade da obra de Noel.
O encontro, mediado pelo jornalista Chico de Aguiar, e que teve o objetivo de traçar algumas considerações sobre o centenário de Noel Rosa, que será comemorado no dia 11 de dezembro de 2010, também teve a participação dos irmãos Clóvis Bulcão e Márcia Bulcão, ele escritor e ela musicista, que falaram um pouco sobre a pesquisa que fizeram para o livro e a apresentação musical inspirada na obra do Poeta da Vila, que tem corrido o Brasil.
Clóvis Bulcão é autor do livro “Noel – O Menino da Vila”, destinado ao público infanto-juvenil. No espetáculo do livro, apresentado horas antes também na Arena Cultural, Márcia Bulcão cantou músicas com letras didáticas compostas por Noel, como “A, e, i, o, u”, “A festa no céu” e “E não brinca não”. A plateia participou cantando junto e batendo palmas. No, fez algumas perguntas.
- Gostei muito do evento, porque estava lotado. Estava todo mundo aqui. A Bienal mostrou que é popular, é do povo. Na minha opinião, a Bienal deveria permanecer no centro. Afinal o artista tem de ir onde o povo está”, ressaltou Márcia Bulcão.
Clóvis Bulcão garantiu que o público de Campos foi um dos públicos mais “calientes” que eles tiveram. “Foi maravilhoso. O público, heterogêneo, cantou e bateu palmas. Achei ótimo. O evento foi muito bem organizado. Teve uma logística muito bacana”, afirmou.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, presenteou Nei Lopes com o livro “Roberto Ribeiro – o menino rei” a Nei Lopes. O livro sobre o sambista campista, de autoria da viúva do cantor, Liette de Souza Maciel, foi reeditado pela Fundação e Lançado na Bienal.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/04/2026 09:59:49 Lançado o projeto Cidadania 21 – Educação Digital e Midiática, com apoio do MPE
- 11/04/2026 09:48:33 Equipe do HSJ recebe treinamento sobre precaução de contato
- 11/04/2026 08:29:08 Conselheiros tutelares recebem treinamento do Módulo Ensino do Suap
- 11/04/2026 08:05:21 Seduct convoca servidores estatutários para exame periódico
- 10/04/2026 19:14:01 Prefeitura em Ação chega à 25ª edição neste sábado no Parque Aurora
Lançado o projeto Cidadania 21 – Educação Digital e Midiática, com apoio do MPE
1104 09h48Equipe do HSJ recebe treinamento sobre precaução de contato
1004 19h14Prefeitura em Ação chega à 25ª edição neste sábado no Parque Aurora
1104 08h29Conselheiros tutelares recebem treinamento do Módulo Ensino do Suap
1104 08h05Seduct convoca servidores estatutários para exame periódico
Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
2Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
3Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
4Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
5Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
6Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos




















