A Feira do Peixe, tradicional no município por levar pescados frescos à população na Semana Santa, promoveu neste fim de semana, em um projeto da superintendência de Aquicultura e Pesca, a sua primeira edição itinerante. Neste sábado (14) foi encerrada a primeira “Feira do Peixe nos Bairros”. Em dois dias: sexta-feira (13) e sábado (14), na pracinha do IPS, pescadores cadastrados pelo município comercializaram cerca de uma tonelada de peixes variados. A partir desta edição, em cada mês, a Feira passará por um bairro diferente de Campos.
Dez bancas, com pescadores cadastrados no município, vindos de locais como Farol de São Thomé, Lagoa de Cima e Ponta Grossa dos Fidalgos, levaram à Praça Nossa Senhora de Fátima, no IPS, pescados frescos e limpos a preços justos, variando de R$8 a R$30, além de temperos e hortaliças.
- É uma iniciativa já consolidada, que chega aos bairros, preservando a qualidade dos produtos e o atendimento, buscando atingir a um público mais amplo. Levamos o projeto aos pescadores, tivemos a aceitação e até mesmo algumas sugestões deles e, assim, demos sequência à organização e ao desenvolvimento de calendários para até o fim do ano. Chegamos ao segundo dia, com expectativas superadas, tanto na colaboração em geração de renda junto aos pescadores, quanto em maior alcance na comunidade – destacou o coordenador do projeto, Jony Marcos Gonzaga.
Praça de alimentação – Já está confirmada para a próxima edição, que acontecerá na Praça do General, no Parque Santo Amaro, a instalação da Praça de Alimentação da Feira do Peixe. Com petiscos preparados com derivados do pescado, como quibe de peixe a torresmo de traíra, a Praça promete repetir o sucesso da edição da Feira realizada na Semana Santa. No Parque Santo Amaro, a Feira acontece nos dias 10 e 11 de agosto.
O contador Douglas Lacorte, 34 anos, contou que ficou sabendo da novidade através do WhatsApp da Prefeitura e, para ele, a Feira do Peixe itinerante passar a ser uma opção interessante em alimentação saudável aos munícipes.
- Sou cadastrado no WhatsApp e recebo todas as informações referentes à cidade. Através do serviço, viemos à Feira, e vimos como uma excelente oportunidade para quem mora em Campos. É uma nova opção na cidade para adquirir o pescado fresco, e também de conhecermos os pescadores do município, uma integração bacana. Espero que possa acontecer constantemente – disse.
Pescadores interessados em participar, podem se inscrever se dirigindo até a sede da superintendência de Aquicultura e Pesca, localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 108 (em frente ao Jardim São Benedito), no Centro, com funcionamento das 9h Às 17h. É necessário que o interessado seja vinculado a alguma associação ou colônia de pescadores do município.
— Acredito muito neste projeto, na ideia de podermos ir a outros bairros e ter um atrativo maior em nosso trabalho. Sempre participei da Feira, e estou muito contente com essa nova iniciativa, com uma expectativa muito boa para nossas vendas até o final do ano — pontuou Cenilda Chagas, 56 anos, pescadora de Lagoa de Cima.
Participam da organização a superintendência de Entretenimento e Lazer, o departamento de Transporte da Prefeitura, as superintendências de Postura e Iluminação Pública e a Guarda Civil Municipal.