A Superintendência Municipal do Envelhecimento Saudável e Ativo promoveu, no Centro Dia do Idoso, nesta segunda-feira (23), um workshop para os coordenadores e fisioterapeutas das Casas de Convivência do município. O Centro Dia é referência no Circuito de Equilíbrio e os fisioterapeutas Daniel Oliveira e Ana Beatriz Guimarães mostraram, por meio de pesquisas e gráficos, como este trabalho é importante à saúde pública. A gerente do local, Christiane Mazzini, frisa que é gratificante ver o sucesso do trabalho no que tange ao bem-estar dos idosos do município.
No início da gestão, a superintendência encontrou o Centro Dia fechado há oito meses. Atualmente, o programa atende a 110 idosos e, em breve, vai abrir nova turma.
— É muito gratificante observar que estamos no caminho certo. Através da superintendência, com apoio do prefeito Rafael Diniz e da vice-prefeita, Conceição SantAnna, estamos cuidando da saúde dos idosos da nossa cidade. Vendo a aula de Circuito de Equilíbrio com todas as vagas preenchidas, nos leva a crer que o nosso objetivo está sendo alcançado — frisou Heloísa.
Na parte da manhã, os participantes do workshop observaram a aula prática do Circuito, que acontece as segundas-feiras, às 8h. À tarde, assistiram a uma palestra sobre como os idosos podem prevenir quedas.
— Os resultados das pesquisas internas mostram os avanços apresentados pelos nossos idosos. Por meio de artigos, os fisioterapeutas mostraram o valor gasto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com cada idoso internado em razão de quedas. E, esse trabalho do Circuito de Equilíbrio pratica prevenção de quedas e outras consequências. Isso impacta diretamente na família, no governo e município — afirmou Christiane Mazzini.
A gerente do espaço destacou, ainda, que nunca houve em outra gestão em Campos, uma ação voltada para os idosos. Esse tipo de trabalho faz com que os idosos se sintam valorizados e fortalecidos, não apenas na Rede de Proteção Social, mas também na infraestrutura voltada ao envelhecimento saudável e ativo.
Participaram do workshop, coordenadores e fisioterapeutas das Casas de Convivência do Parque Tamandaré, Travessão, Conselheiro Josino e Dores de Macabu.