A 366ª Festa do Santíssimo Salvador leva ao Museu Histórico de Campos uma vasta programação de arte, cultura e história. Da próxima quinta-feira (2) à segunda (6), dia do padroeiro, haverá exposição sobre a chegada da luz elétrica às ruas da cidade, encenação teatral, recital de piano e microfone aberto — apenas algumas das atrações oferecidas durante a festa mais tradicional da planície goitacá.
A agenda será aberta com a exposição “Luzes da Cidade”, ressaltando que Campos foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica nas ruas. O lançamento será nesta quinta-feira (2), às 19h. Com mesa de debate com os pesquisadores Genilson Soares e Helvimar Carneiro Rangel, o tema será abordado com mediação da Gerente do Museu, Graziela Escocard, a partir das 19h30. A exposição segue durante todo o mês.
— Neste ano, buscamos trabalhar memória e também todas as linguagens artísticas na programação da Festa do Santíssimo Salvador. Desde a Grécia Antiga, o museu é a Casa das Musas e cada musa representa uma vertente da arte, do conhecimento. Assim, concebemos o Museu e o abrimos para nossos parceiros artistas apresentarem seu trabalho em uma troca, que muito enriquece nosso espaço — relatou Graziela.
O Museu também apresenta a mostra de artistas locais “Arte, Artesanato e Cultura” com Ana Moska, Daniel Lima, Rosemery Moreira, Maycon Elioberto e Paulo Jorge de Melo. A exposição estará aberta na sexta-feira (3), das 10 às 17h; já sábado e domingo, o horário é de 10h às 20h.
A dinâmica “Na Trilha da História” levará educação patrimonial aos visitantes através de um jogo de tabuleiro especialmente desenvolvido para levar aos visitantes história, memória e cultura regional. A atração estará disponível a partir de sexta-feira (3) até o dia do padroeiro (6), sempre de 10 às 16h.
No sábado (4), a partir das 16h, o “Café Literário Antônio Roberto” apresenta poesia e muita música com artistas da Academia Pedralva de Campos. A partir das 18h, a artista plástica Josely Picon abre a exposição de óleo sobre tela com a participação da poetisa Heloisa Crespo. O trabalho da artista seguirá exposto durante todo o mês. O domingo (5) também será vasto de arte. A partir das 18h, o pianista Ivan Glória e convidados apresentam Recital de Piano. Durante toda a programação do dia, das 10h às 20h, o microfone estará aberto para declamação de poesias, trovas e apresentações musicais.
— Teremos microfone aberto e desejamos que o Museu seja esse espaço de confraternização entre as artes. Que os artistas de Campos possam aproveitar este espaço para divulgar seu trabalho. Entendemos os artistas como grandes parceiros do Museu e, assim, muito enriquecem nossa programação — disse a gerente do Museu.
No dia do Santíssimo Salvador, segunda (6), das 14h às 16h, o Grupo Circo na Lona apresenta “Arte em Movimento”, com os artistas Clara Abreu e Weslley Silva, sob direção de Paulo Moura. Às 18h, será apresentado “Auto da Compadecida”, uma encenação teatral com alunos do Curso de Licenciatura em Teatro do IFF Campos. A partir das 19h, o evento será encerrado com “Entre o Céu e o Inferno, uma apresentação de esquetes teatrais com os alunos do Curso Letras em Movimento da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Também neste dia, das 10h às 20h, o microfone estará livre no Sarau Aberto no Museu.