Notícia no detalhe
Assistência em saúde às comunidades rurais é destaque
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Campos, garantindo assistência em saúde às comunidades rurais impressionou o assessor da Vice-Governadoria, Flavio Baptista Silveira, um dos palestrantes da Oficina Intermunicipal de Saúde nos Territórios da Cidadania do Norte e Noroeste, que aconteceu nesta quinta-feira (18). “Fiquei surpreso, pois as ações estão bem articuladas e atendendo às nossas preocupações. Abrimos mão dos compromissos de hoje para ver de perto a experiência daqui”, afirmou.
O evento foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina de Campos. Flávio e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jaime Muniz Martins, apresentaram um panorama do Programa Território da Cidadania no Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. “A idéia de Campos em sediar este evento é louvável e mostra que o município está disposto a implementar boas ações em prol da saúde pública”, disse Flávio.
A Superintendente de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Educação e Defesa Civil (Sesdec), Mônica Almeida, lembrou que Campos é o município com maior número de comunidades prioritárias do Programa Territórios da Cidadania (PTC), do governo federal. Oficialmente, o município tem 11 comunidades quilombolas, assentamentos e acampamentos, além das comunidades rurais.
- Esta iniciativa demonstra que Campos deseja ampliar as ações e, ao mesmo tempo, aprimorar as que já estão sendo executadas para cumprir as metas de garantir 100% de cobertura em atenção Básica, seja com o Programa Saúde da Família (PSF) ou com outro arranjo, como o Programa de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (Paaq) para atender a população em todas as suas necessidades – disse Mônica.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, explicou que o objetivo da oficina é criar propostas de trabalho para os municípios, a fim de combater as desigualdades sociais das comunidades rurais, e discutir caminhos com as pessoas diretamente envolvidas nessas questões.
- As ferramentas já existem e não eram usadas até 2008, porque não existia discussão neste sentido. Temos que estar juntos, promovendo a intersetorialidade, para promover a inserção dessas pessoas na cidadania, garantindo desde o registro civil até as inúmeras ações que envolvem os 23 ministérios integrantes do Programa Territórios da Cidadania – ressaltou.
O evento contou ainda, com as presenças da representante do Núcleo Estadual no Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nierj), Lúcia Souto, e da representante do Colegiado de Gestão Regional Norte da Sesdec, Lilian Freitas. O secretário de Família e Assisntência Sociall, Henrique Oliveira, e o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Jorge Luiz dos Santos, também compareceram.
A Oficina reuniu representantes de municípios da região, como Cardoso Moreira, Itaperuna, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu e Macaé, além de lideranças das comunidades assistidas pelo Paaq, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
O superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury, e o presidente da FMZP apresentaram palestra sobre as experiências de Campos, único município da região que conta com uma experiência de política de enfrentamento das desigualdades sociais de comunidades rurais nos moldes do PTC.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento