Fórum debate educação profissional de jovens e adultos
Estudantes da EJA municipal, que fazem cursos profissionalizantes no IFF graças a uma parceria entre a Prefeitura e a instituição, participam de Mesa Redonda.
Foi aberto na noite da última quarta-feira (1) o I Fórum Regional da Educação Profissional Tecnológica/Educação de Jovens e Adultos (EPT/EJA): permanência e êxito em foco. O evento acontece até sexta-feira (3) no campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). Coordenadores da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) participam do evento, cuja abertura contou com depoimentos de estudantes da EJA municipal que fazem cursos profissionalizantes no IFF graças à uma parceria entre a prefeitura e à instituição de ensino.
Durante a mesa redonda “A voz dos estudantes: De que modo a escola contribui para a permanência do estudante? “ o pedreiro Adriano Coelho, de 35 anos, estudante da escola municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva e do curso de Operador de Computadores do IFF agradeceu a oportunidade. “Fico muito feliz, pois estou quase concluindo o curso e realizando um sonho, junto com os coordenadores. Acho que a chave da permanência do aluno na escola é o companheirismo entre aluno e professor. Como diz na bíblia ‘Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”, destaca.
O evento busca oferecer um espaço para trocas de experiências, dando voz a estudantes, educadores, pesquisadores e gestores educacionais. De acordo com a organização, o Fórum marca o início de novas estratégias de governança das ações para a articulação da EPT/EJA, tais como: promover o exercício sistemático da escuta dos estudantes; aprofundar as ações de estudos e reflexões das ações para a política de permanência no IFF; dar continuidade nas ações de pesquisa e produção do conhecimento no núcleo de estudos da permanência e promover parcerias .
Segundo a coordenadora do EJA na Smece, Amanda Passalini a parceria com o IFF é uma grande conquista. “É muito importante, pois integra a educação profissional à educação básica como estratégia de inclusão social e da elevação da escolaridade dos nossos jovens e adultos”, frisa.
Se formam neste mês as primeiras turmas da parceria entre Smece e IFF. São cerca de 40 alunos dos cursos de Operador de Computadores e Balconista de Farmácia. Ainda este ano há previsão de abertura do edital de mais uma formação: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.