Notícia no detalhe
Educação comemora Dia da Consciência Negra
A Secretaria de Educação iniciou na tarde desta sexta-feira (19), a programação do Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, e do Dia da Consciência Negra. Neste sábado (20), um grupo de professores e alunos da rede municipal vai visitar a comunidade de Machadinha, em Quissamã. Até o dia 30 deste mês serão realizadas várias atividades culturais e de manifestações afrodescendentes.
O evento está sendo organizado pela Coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural da secretaria. A programação começou com a exposição de fotos Africanidades, do fotógrafo Wellington Cordeiro. As fotos, que retratam diversos temas africanos, estarão expostas no foyer da Secretaria de Educação até a próxima quarta-feira (24).
Na parte da tarde aconteceram diversas apresentações. Os alunos da Escola Municipal Wilmar Cava Barros realizaram apresentação da dança afro. Os professores declamaram as poesias Mana África não Morreu, de Maria Eliana Pereira, e Zumbi Vive, de Eurípides Barbosa. O grupo de Canto e Flauta da Escola Municipal Lions I realizou apresentação de música. Simultaneamente foi realizada apresentação de dança Lundú, com os alunos Escola Professora Eunice Ferreira. As apresentações também foram realizadas na secretaria.
A coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural, Jane Rangel, informou que as festividades pelo Dia da Consciência Negra prosseguem neste sábado, com a visita de alunos e professores da rede ao Complexo de Machadinha, no município de Quissamã. “Este sábado é letivo e serão realizadas atividades sócio-educativo-culturais, com temas temáticos nas unidades escolares da rede municipal. É importante a realização de eventos como estes, pois eles promovem a valorização das crianças afrodescendente”, infomou Jane. Ela disse ainda, que no dia 24 de novembro os alunos da Escola Municipal Santa Maria também visitarão a localidade de Machadinha.
A programação do Dia da Consciência temina no dia 30, com o VII projeto Viva a Diferença, da coordenação de Diversidade Cultural. Neste dia haverá a palestra Expressão Cultural Regional na Escola: Capoeira e Mana-Chica. A palestra será ministrada pelos professores Antônio Carlos Beijinho e Mestre Ivo.
- Espero que a programação promovida pela secretaria de Educação desperte em vocês o orgulho pela nossa raça. Digo nossa, porque independente da cor da pele, todos somos afrodescendentes - ressaltou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento