A superintendência de Trabalho e Renda de Campos iniciou neste domingo (12), Dia dos Pais e Dia Nacional das Artes, a Feira & ETC - Economia, Trabalho e Cultura. O evento realizado no Jardim São Benedito reúne artesanato, produtos orgânicos, doces e outros alimentos, fortalecendo a economia sustentável e solidária e fomentando um novo espaço para negócios e também de lazer para as famílias. A iniciativa agradou expositores e visitantes, que tiveram à disposição uma variedade de produtos. O prefeito Rafael Diniz prestigiou o evento e foi cumprimentar cada artesão.
— A Feira & ETC é mais um projeto que faz parte da revitalização do Jardim São Benedito, além de ser uma oportunidade de fomentar o artesanato, de valorizar o trabalho feito com tanto carinho e dedicação desses artistas e além disso reforçar o incentivo da economia sustentável e solidária — comentou o prefeito.
De acordo com o superintendente de Trabalho e Renda, Rogério Matoso, a feira acontecerá todos os domingos, das 9h às 16h, no Jardim São Benedito, e a cada semana artesãos diferentes estarão participando.
— Tivemos uma grande procura de artesãos para participar da Feira & ETC e, por isso, vamos montar escalas. Neste domingo, tivemos 60 expositores e na próxima semana serão outros 60. Diversos artesãos individuais, grupos e coletivos de economia solidária estão atuando. Agradecemos ao prefeito Rafael Diniz pela abertura de brechas para valorizar o artesanato local — disse.
Jocineia Barcelos, de 60 anos, trabalha com artesanato há muito tempo, mas foi a primeira vez que ela expôs seu trabalho. "A feira abre um leque para muitos artesãos. Campos tem muita gente que trabalha com artesanato, mas nem sempre tem oportunidade para expor seus produtos e a feira é uma ótima iniciativa para isso", opinou.
A artesã Vera Vasconcelos, mais conhecida como Vera Fuxico, também aprovou o projeto. "É muito bom podermos ter um espaço para mostrar o nosso trabalho e gerar renda. O prefeito e a superintendência de Trabalho e Renda estão de parabéns", disse.
Quem visitou a feira também gostou do que encontrou. A professora Rafaela Silva, de 32 anos, disse que ficou encantada com a variedade e detalhes dos produtos. "Gosto muito de artesanato porque são peças únicas e o trabalho é sempre bem elaborado. Achei tudo muito legal, tudo muito bonito", comentou.
Os interessados em participar das próximas edições da Feira ainda podem se inscrever na sede da superintendência, localizada na rua Marechal Floriano, 255, Centro, de 9h às 16h, mediante preenchimento de uma ficha cadastral. Podem se cadastrar produtores/artesãos individuais ou coletivos de produtores. No ato do cadastro, deve ser apresentada uma amostra ou foto dos produtos a serem comercializados, além de documentos pessoais.
Serão permitidos na Feira produtos de artesanato, produtos agroecológicos, doces, geleias e compotas artesanais e da cultura local, acessórios, bijuterias, biojóias, moda cozinha, cama e mesa, móveis sustentáveis, utilitários de fibras e cerâmica, brechó/sebo/antiquário e escritores.
Outro — Dois projetos estrearam neste domingo no Jardim São Benedito. Além da Feira & ETC, que acontecerá todo domingo, o Viva Jardim São Benedito será realizado uma vez ao mês com apresentações musicais domingo de manhã. A ideia é movimentar ainda mais o espaço público e dar mais uma alternativa de lazer saudável à população.