Notícia no detalhe
Procon orienta contra golpe do catálogo telefônico
Técnicos do Procon/Campos estão recebendo várias reclamações de empresas que estão recebendo “ofertas” de contrato para prestação de serviços de telelista. A secretária do Procon, Rosangela Tavares, orienta as pessoas que, em caso de dúvida, procurem a orientação do órgão, não retornem o fax e nem façam o pagamento. As principais queixas são: Serviços não solicitados, publicidade enganosa, cancelamento de contratos e cobranças indevidas.
O golpe é utilizado por pessoas e até supostas empresas que agem de má-fé com os consumidores, ofertando contrato de prestação de serviço gratuito. O Procon orienta aos consumidores para não assinarem nenhum contrato ou aceitar, por telefone, qualquer veiculação em lista telefônica.
- Os golpistas telefonam, pedem os dados cadastrais da pessoa física ou jurídica solicitam que confirmem por fax e assinem a informação, alegando que não haverá ônus para a empresa, visto ser apenas uma confirmação de cadastro, mas, na realidade, sem saber, a vítima assina um autorização de débito. Dias depois enviam uma cobrança através de boleto bancário e quando você liga desconfiado para tal empresa, descobre que é uma empresa fantasma, ou seja, é um golpe - , relatam os consumidores lesados.
Em alguns boletos, na tentativa de confundir os clientes, os autores do golpe colocam nome fantasia similar aos de empresas responsáveis por listas telefônicas de credibilidade no mercado. Nem mesmo os dados cadastrais são verdadeiros. “O golpe da lista telefônica além de infração a legislação consumerista também é considerado crime de estelionato, por isso, aconselhamos as pessoas a, além de procurarem o Procon, denunciarem o caso também na delegacia de polícia”, destaca Rosangela Tavares.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/04/2026 16:02:18 Prefeitura avança para etapa final das inscrições do concurso público da Educação
- 09/04/2026 14:23:01 Campos inicia Plano de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias no dia 16
- 09/04/2026 10:25:42 Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Campos é criado
- 09/04/2026 08:10:00 Efem amplia agenda de capacitação, com foco em prática pedagógica e inclusão
- 09/04/2026 07:52:04 Exposição sobre Povos Originários com programação educativa no Palácio da Cultura
Prefeitura avança para etapa final das inscrições do concurso público da Educação
0904 14h23Campos inicia Plano de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias no dia 16
0904 10h25Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Campos é criado
0904 08h10Efem amplia agenda de capacitação, com foco em prática pedagógica e inclusão
0904 07h52Exposição sobre Povos Originários com programação educativa no Palácio da Cultura
Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
2Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido




















