O prefeito Rafael Diniz recebeu na manhã desta quarta-feira (15), a primeira entrega de gêneros alimentícios feita por produtores rurais locais à Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, na localidade de Babosa, no distrito de Mussurepe, na Baixada Campista, pelo novo contrato de fornecimento entre pequenos agricultores e a Prefeitura de Campos. Acompanhado do secretário municipal de Educação, Brand Arenari, e da representante da superintendência de Agricultura e Pecuária, Laira Pré, ele destacou a importância desta nova etapa do programa que beneficia as escolas municipais e também os agricultores familiares.
— Com esse contrato, estamos fechando um importante ciclo, com o lado econômico, gerando renda para nossos pequenos agricultores, e também o social, fortalecendo a agricultura familiar do município. Do total adquirido, 15% vêm de produtores autônomos e 85% de cooperados, com recursos de quase R$ 2 milhões destinados a esses agricultores. E esperamos avançar ainda mais no próximo ano, com a entrada de novos produtores — incentivou Rafael Diniz.
Na Francisco Ribeiro Siqueira, foram entregues aipim, abobrinha, couve e cheiro-verde, entre outros gêneros. Na região da Baixada, são mais de 60 escolas recebendo alimentos dos assentamentos rurais Chê Guevara e Ilha Grande, ambos em Mussurepe, em uma extensão que chega até a área do bairro da Penha. “Estamos satisfeitos e acreditamos que vai melhorar ainda mais”, afirmou a agricultora Vanilce Xavier Rangel, 53 anos, ao lado do esposo Valdeci Gomes Rangel, 55.
Segundo Lei Federal, as Prefeituras de todo o país têm que direcionar pelo menos 30% do valor da verba da merenda à agricultura familiar. Em 2016, Campos chegou a adquirir gêneros de fornecedores do Sul do país. A nova proposta é incentivar a produção e consumo dentro do próprio município, colocando à disposição dos alunos alimentos mais frescos. O município foi dividido em regiões para a logística de entrega dos produtos em uma mesma área, evitando grandes deslocamentos. Na área total de quase 4 mil quilômetros quadrados, Campos tem mais de 200 escolas municipais e cerca de 55 mil alunos.
— Continuamos avançando no projeto de oferecer a nossos alunos uma merenda de qualidade, com gêneros produzidos pelos agricultores locais. Após a última chamada pública, continuaremos apoiando o produtor local, para que ele esteja devidamente documentado e possa participar das próximas chamadas — afirmou Brand. “É importante que os produtores providenciem a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que dá a eles a certificação de Agricultor Familiar, para que possam participar das próximas chamadas públicas”, completou Laira.
Para Magda Danuzia Gomes, diretora da escola que reúne 160 alunos do 1º ao 5º ano de Babosa e áreas próximas, a expectativa é que as crianças continuem recebendo alimentos da própria região. “São produtos fresquinhos, de boa qualidade, que vão melhorar bastante a merenda dos nossos alunos”, afirmou.