Notícia no detalhe
Exposição “Africanidades” aberta com música e homenagens
Quem prestigiou a abertura da exposição fotográfica “Africanidades”, do fotógrafo Wellington Cordeiro, na noite desta sexta-feira (19), teve a chance de viajar por um universo de imagens encantadoras e reveladoras captadas pelas lentes do fotógrafo campista. Na ocasião, o sambista Geraldo Gamboa foi homenageado com uma placa, entregue pela presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.
No discurso em que apresentou o projeto de sua exposição, Wellington enfatizou a semelhança da realidade dos negros retratados nas fotos feitas em comunidades quilombolas de Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana, Quissamã e Angola. “Não utilizei legendas nas fotos, para mostrar como as imagens são semelhantes, igualando as figuras”, contou.
No momento da entrega da placa que homenageou Geraldo Gamboa, Auxiliadora Freitas destacou a importância do sambista para a cultura da cidade, sendo o escolhido para as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrados neste sábado (20). “Mestre Gamboa, o senhor é um exemplo de pessoa e de homem que lutou para mostrar seu talento ao público de Campos, sem esperar a fama, conquistada naturalmente”, elogiou a presidente do Trianon.
– Só tenho que agradecer e me dizer honrado por ter sido escolhido para esta homenagem no momento em que celebramos Zumbi dos Palmares. Tenho 82 anos, sou alfaiate e nunca busquei ser melhor do que ninguém para vencer os desafios da vida. Agradeço a carinhosa lembrança – disse Geraldo Gamboa.
No ambiente do foyer, além das fotos de Wellington Cordeiro, foram expostas Máscaras Africanas, feitas em cerâmica, criadas pelo artesão Fabiano Andrade, aluno do curso de História da Fafic. Imagens de ícones negros da humanidade foram projetadas em uma tela, acompanhadas de textos lidos pelo ator Tim Carvalho.
Encerrando a noite de homenagens, a sambista Lene Moraes se apresentou ao som de sambas especiais, como “Kizomba, Festa da Raça”. Geraldo Gamboa presenteou o público com um de seus maiores sucessos, o samba “Nota de 100”.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento