Notícia no detalhe
Movimento pró Delegacia da Criança lançado com apoio da Justiça
O movimento pela instalação de uma Delegacia da Crianca e do Adolescente em Campos foi lançado na tarde desta sexta(19), no auditório do Fórum Maria Teresa Gusmão. O evento foi prestigiado e recebe apoio de autoridades do judiciário e operadores do Direito, e contou inclusive com apoio do juiz Paulo Assed, do juiz da 1ª Vara da Infância e do Idoso, Heitor Campinho, e do Promotor de Justiça da 2ª Vara da Infância, José Wilson Pimentel. A solenidade foi o pontapé inicial de um movimento para coletar 100 mil assinaturas para desenvolver a ação cívica, que começou coletando já durante a reunião as primeiras 140 assinaturas.
Foram distribuidos 400 formulários aos participantes, que num efeito multiplicador, tem por objetivo conseguir a soma que supere as 100 mil assinaturas para serem anexadas ao pedido de implantação da Delegacia da Criança que será entregue ainda neste ano ao governador Sérgio Cabral.
O evento contou ainda com a presença de representantes do 8ª Batalhão de Polícia Militar, do delegado Márcio Caldas, da 146º Delegacia de Polícia, do Conselho Municipal de Assistência Social, conselheiros tutelares, assistentes sociais e outros profissionais ligados à questão e foi presidido pelo presidente do CMPDCA (Conselho Municipal de PRomoção dos Direitos da Criança e do Adolescente), Mário Lopes, que também é o presidente da Fundação da Infância e Juventude, Mário Lopes.
“Estou muito satisfeito pelo forte apoio da Justiça de Campos , demonstrado pela presença das autoridades aqui”, disse, acrescentando que acredita, que devido ao esforço conjunto das autoridades e de toda a sociedade organizada, há uma grande possibilidade de implantação da delegacia dentro de um prazo de 180 dias.
__ Temos a partir de agora a garantia dos representantes aqui presentes de que pode ser instaurado inquérito civil público para se necessário – a Delegacia da Criança ser solicitada por via judicial, destacou Mário Lopes.
Durante a reunião foi frisado o despreparo do aparato policial no que diz respeito aos atos contra os menores, desde a denúncia até a investigação sobre o fato ocorrido. “Infelizmente hoje as delegacias convencionais não estão estruturadas para distinguir entre crime e ato infracional. Por isso crimes como pedofilia e violência contra menores não recebem o devido tratamento”, assinalou Renato Gonçalves, presidente do Conselho de Assistência Social.
No início da próxima semana, o movimento ganhará as ruas com a instalação de tendas,na Praça São Salvador, onde a população poderá efetivar sua participação deixando assinaturas no documento. Nos municípios da região conselheiros e dirigentes de entidades também vão percorrer as cidades vizinhas buscando apoio das secretarias de Educação e os Conselhos Tutelares. O município de São Francisco é um dos que já manifestaram interesse em conclamar seus moradores a participar.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















