Notícia no detalhe
Seminário debate importância da amamentação com profissionais da saúde
Evento aconteceu na manhã desta terça (21), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.
A vice-prefeita Conceição SantAnna fez a abertura do III Seminário Municipal de Amamentação (SMAM) que aconteceu nesta terça-feira (21), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC). O evento foi promovido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente (Paismca) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e abordou o tema “Por que resgatar a cultura da amamentação?”.
— Para mim é um enorme prazer participar de um evento como este, que aborda o amor que transborda de mãe para filho na amamentação. É um elo que nunca é apagado. Amamentar não é apenas alimentar o bebê, mas também protegê-lo. Este é um tema que precisa ser muito debatido e tenho certeza de que todos os profissionais presentes irão multiplicar os conhecimentos deste seminário em seus trabalhos — ressaltou a vice-prefeita.
O evento foi direcionado a profissionais da Rede Municipal de Atenção à Saúde de nível superior e residentes de medicina com a proposta de informar sobre como a amamentação está ligada à segurança alimentar e contou com a palestra da médica Maria da Conceição M. Salomão. Ela é membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno (AM) da Secretaria Estadual de Saúde, do Comitê da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Avaliadora e Multiplicadora das Iniciativas do Hospital AM da SOPERJ e da Unidade Básica Amiga da Amamentação.
— Falar sobre amamentação é falar sobre amor, saúde de mãe e de filho. É um tema que precisa estar sempre em debate. Trago como Tema central a importância da conscientização da mulher sobre amamentar seu filho, os benefícios que o leite materno traz para o bebê. É também de extrema importância que o profissional de saúde aborde este tema durante a gestação — disse a especialista Maria Conceição Salomão.
A subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini destacou a adesão dos profissionais de saúde e a importância da discussão do tema.
— A Secretaria de Saúde integrou o Programa de Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente e isso representa um avanço porque dessa forma abrangemos temas importantes que precisam ser trabalhados pelos profissionais de forma integrada, como tem sido feito atualmente. A amamentação é um exemplo disso. A grande adesão dos profissionais de saúde mostra o comprometimento em avançar e proporcionar cada vez mais um atendimento de qualidade à população — destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/06/2026 18:43:03 Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
- 15/06/2026 18:15:19 Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
- 15/06/2026 17:45:14 Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
- 15/06/2026 17:18:57 Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
- 15/06/2026 16:28:26 Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
1506 18h15Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
1506 17h45Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
1506 17h18Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
1506 16h28Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva





















