Notícia no detalhe
Seminário debate importância da amamentação com profissionais da saúde
Evento aconteceu na manhã desta terça (21), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.
A vice-prefeita Conceição SantAnna fez a abertura do III Seminário Municipal de Amamentação (SMAM) que aconteceu nesta terça-feira (21), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC). O evento foi promovido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente (Paismca) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e abordou o tema “Por que resgatar a cultura da amamentação?”.
— Para mim é um enorme prazer participar de um evento como este, que aborda o amor que transborda de mãe para filho na amamentação. É um elo que nunca é apagado. Amamentar não é apenas alimentar o bebê, mas também protegê-lo. Este é um tema que precisa ser muito debatido e tenho certeza de que todos os profissionais presentes irão multiplicar os conhecimentos deste seminário em seus trabalhos — ressaltou a vice-prefeita.
O evento foi direcionado a profissionais da Rede Municipal de Atenção à Saúde de nível superior e residentes de medicina com a proposta de informar sobre como a amamentação está ligada à segurança alimentar e contou com a palestra da médica Maria da Conceição M. Salomão. Ela é membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno (AM) da Secretaria Estadual de Saúde, do Comitê da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Avaliadora e Multiplicadora das Iniciativas do Hospital AM da SOPERJ e da Unidade Básica Amiga da Amamentação.
— Falar sobre amamentação é falar sobre amor, saúde de mãe e de filho. É um tema que precisa estar sempre em debate. Trago como Tema central a importância da conscientização da mulher sobre amamentar seu filho, os benefícios que o leite materno traz para o bebê. É também de extrema importância que o profissional de saúde aborde este tema durante a gestação — disse a especialista Maria Conceição Salomão.
A subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini destacou a adesão dos profissionais de saúde e a importância da discussão do tema.
— A Secretaria de Saúde integrou o Programa de Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente e isso representa um avanço porque dessa forma abrangemos temas importantes que precisam ser trabalhados pelos profissionais de forma integrada, como tem sido feito atualmente. A amamentação é um exemplo disso. A grande adesão dos profissionais de saúde mostra o comprometimento em avançar e proporcionar cada vez mais um atendimento de qualidade à população — destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 14:58:44 Heliporto de Farol completa 4 anos sob gestão da Infra e aquece economia local
- 17/09/2025 11:50:30 Cadastro municipal dos artesãos já conta com mais de 700 inscritos
- 17/09/2025 11:38:00 Pioneiro pelo SUS em Campos, HGG promove cirurgias a laser para redução de próstata
- 17/09/2025 11:33:09 Comitê Permanente de Planejamento e Gestão fortalece planejamento estratégico
- 17/09/2025 10:28:43 Projeto Humanizar envolve comunidade hospitalar em campanha do Setembro Amarelo
Heliporto de Farol completa 4 anos sob gestão da Infra e aquece economia local
1709 11h50Cadastro municipal dos artesãos já conta com mais de 700 inscritos
1709 11h38Pioneiro pelo SUS em Campos, HGG promove cirurgias a laser para redução de próstata
1709 11h33Comitê Permanente de Planejamento e Gestão fortalece planejamento estratégico
1709 10h28Projeto Humanizar envolve comunidade hospitalar em campanha do Setembro Amarelo
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles