Notícia no detalhe
Pacientes aprovam o Programa Emergência em Casa
Há pouco mais de um mês, Douglas da Silva Costa, 15 anos, sentiu uma forte dor abdominal. Sua mãe, Lucilene Canuto da Silva, 40 anos, ficou preocupada e, como não tinha veículo próprio, recorreu ao programa Emergência em Casa. “A equipe chegou logo e o atendimento foi rápido. O médico examinou e passou uma ultrassonografia na mesma hora. Ele foi levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e constataram que era apendicite. Ele teve que ser operado às pressas e, graças a Deus, está bem”, diz Lucilene, da Pecuária.
Douglas está entre as 10 mil pessoas que já foram beneficiadas pelo programa, de janeiro a outubro deste ano. Outro que passou por situação parecida foi o jovem de Nova Brasília, Wesley de Souza Mota, 17 anos, que estava jogando bola descalço quando chutou o chão e quebrou o dedo. “Gostei muito do atendimento. A equipe é bem educada e o levou rapidinho para o HFM”, recorda a mãe, Josane de Souza, 50.
A aposentada, Maria José Júlio de Vasconcelos, 75, também foi socorrida cerca de um mês atrás pela equipe do programa. “Ela estava passando mal e quando a ambulância chegou, foi detectado que a glicose dela estava muito alta. Fomos muito bem atendidos e eu nem sei o que seria se não houvesse o socorro a tempo”, comentou a sobrinha Margareth de Vasconcelos Paes, com quem Maria José mora, no Centro.
Todo o município já conta com a cobertura do Emergência em Casa, através de chamados para o 192. O programa foi implantado em dezembro de 2009, para atender casos de urgência e emergência, contribuindo para a diminuição dos índices de mortalidade. Ao todo, o programa conta com seis ambulâncias do tipo UTI totalmente equipadas.
Além da Central de Regulação Médica, situada em prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG), onde ficam dois dos veículos, há, ainda, outras quatro bases avançadas em diferentes pontos da cidade. Uma das bases fica em Baixa Grande e cobre as localidades de Donana a Farol de São Tomé. Travessão também conta com um ponto avançado do programa, atendendo a toda a região Norte de Campos. A base do Hospital São José, em Goitacazes, assiste às localidades de Goitacazes ao Centro da cidade.
Já a base de Nova Brasília, que funciona na UBS Jamil Ábdu, absorve as demandas daquela localidade e dos bairros adjacentes. A equipe da Central oferece assistência de Guarus à Nova Canaã, no KM 10. Todos os pólos têm a mesma estrutura com UTI móvel 0 km, para atender aos chamados 24h, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















