Notícia no detalhe
Campos participa de maratona de soluções tecnológicas para cidades
Presente na 1ª HackNit, em Niterói, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos planeja realizar evento participativo na cidade.
A superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos participou, neste fim de semana, da maratona tecnológica 1ª HackNit, promovida pela Prefeitura de Niterói com o objetivo de buscar soluções que garantam serviços públicos mais eficientes e melhorem a qualidade de vida por meio do conceito das Smart Cities. A equipe campeã contou com a participação do campista Pedro Mendes, servidor do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). O superintendente da pasta, Romeu e Silva Neto, adiantou que o objetivo principal foi estudar o evento para organizar uma maratona de soluções em Campos.
De sexta (24) a domingo (26), programadores, designers, empreendedores e entusiastas se dividiram em equipes para solucionar os desafios propostos pelos órgãos da administração pública em sete áreas diferentes: Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, Voluntariado, Saúde, Conservação e Meio Ambiente. Nesta segunda-feira (27), o encontro acontece na Casa Firjan, Centro de Inovação recém-inaugurado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, e na Agência PUC-Rio de Inovação.
Os participantes contaram com total infraestrutura para desenvolver seus projetos durante as 36 horas de competição: conectividade, alimentação, área de descanso e banho, dados georreferenciados municipais, além de mentores de diferentes áreas disponíveis para auxiliar na consolidação das ideias e no desenvolvimento das soluções.
O superintendente Romeu e Silva Neto e a assessora-chefe para Inovação, Leonora Tinoco, foram recebidos pela secretária de Planejamento e Modernização da Gestão de Niterói, Giovanna Victer, responsável pelo evento.
— Pretendemos realizar uma maratona em Campos o mais breve possível e nossa participação no HackNit foi de grande importância. Aqui pudemos conhecer toda a dinâmica de um evento desse porte, além de avaliarmos a estrutura necessária para sua realização. Nossa conclusão é que temos totais condições de organizar um evento como esse, que trará soluções inovadoras para diversas demandas de nossa cidade — ressaltou Romeu.
Segundo Giovanna, será formada uma comunidade HackNit que atuará em rede com outros municípios, empresas e governos, com o objetivo de promover a interação e o compartilhamento das soluções desenvolvidas.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira