Notícia no detalhe
Guarda repassa propostas ao núcleo gestor dos planos Diretor e de Mobilidade Urbana
Além da Guarda, alunos de Arquitetura do IFF promoveram um debate sobre o Plano Diretor, com participação do núcleo gestor que reúne as pautas, nesta quarta (5).
O Núcleo Gestor dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana se reuniu com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) para leitura técnica de contribuições e propostas nesta quarta-feira (5), na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Também nesta quarta, o núcleo gestor foi convidado a participar de debate sobre o Plano Diretor com alunos de Arquitetura do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Na reunião com a Guarda, o assessor especial do gabinete do prefeito, Renato Siqueira recebeu os representantes da Guarda, Wesley Heleno Tavares e Marlon Melo. Também participaram do encontro a assessora de Projetos, Helga Carvalho, e a representante da Secretaria de Governo, Natália Faria.
Diversos pontos relevantes à atuação da GCM foram citados na reunião, como estatuto, regimento e mobilização de equipes, assim como situações da vivência diária de servidores da Guarda Municipal. Atuante na área de Planejamento do órgão, Heleno Tavares também ressaltou a importância do processo participativo.
— Quando contribuímos tanto com a vida dos cidadãos, não podemos tomar decisões sozinhos, é preciso esse processo participativo. Estamos atuando desta forma na Guarda com o nosso comandante que age através da participação de todos. Quando recebemos esta demanda para contribuir com o Plano Diretor e de Mobilidade Urbana, unimos forças com quem tinha experiência em setores distintos para elaborar nossa proposta — disse Heleno.
No IFF, alunos do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo promoveram uma mesa de debate sobre o Plano Diretor do município na noite de quarta. Renato Siqueira compôs a mesa junto com professores da instituição.
— A participação nesta mesa de debate no IFF tem um conteúdo um pouco diferenciado da primeira etapa da revisão, que consiste em leituras técnicas com secretarias. Mas estamos aqui com profissionais em formação e que vão lidar com a construção da cidade o tempo todo — disse Renato.
Os estudantes apresentaram um documentário pensando nos princípios do Plano Diretor e os eixos estratégicos para fomentar o debate.
— O Estatuto da Cidade exige que o Plano Diretor seja revisto a cada década. Dessa maneira, pensamos em nos aproximar do poder público contribuindo com a revisão do Plano. O foco principal que temos trabalhado com os alunos é o cumprimento da função social da cidade e que todo debate tem que ser participativo pensando em uma gestão transparente, exercendo, acima de tudo, a cidadania — afirmou a professora de Direito Urbanístico, Legislação Urbana e Ética profissional e Direito da Cidade do IFF, Daniela Bogado.
Planos — A primeira etapa da revisão conta com leituras técnicas com secretarias, entidades e instituições. A segunda etapa terá leitura comunitária com seminário e reuniões. Durante a terceira, acontece o processo participativo com câmaras temáticas, reuniões plenárias e audiências públicas. A última etapa será a consolidação com a prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















