Notícia no detalhe
Superintendência de Pesca busca ampliar beneficiários do defeso federal
Reunião com representantes de 9 colônias de pescadores da região com gerência executiva do INSS em Campos pede agilização junto ao órgão em Brasília para assegurar benefício.
O superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto, participou a convite, na última terça-feira (18), da reunião de presidentes de colônias de Pescadores de 9 municípios da região com o gerente executivo do INSS em Campos, Bruno Batista Barreto. Na pauta, a extensão do benefício do Seguro Defeso Federal de Água Doce para um número ainda desconhecido de pescadores que estão, desde 2014, sem receber o benefício devido a não regularização do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). O benefício é de um salário mínimo e concedido por um período de quatro meses.
— Na nossa região, são cerca de 4 mil pescadores devidamente regularizados, com a RGP em dia, que irão receber sem problemas o defeso de novembro deste ano a fevereiro de 2019. No entanto, há um número de pescadores que estamos levantando que também poderão receber o benefício, a partir de uma liminar da Justiça, em Brasília, possibilitando que eles regularizem a situação. Estamos nos mobilizando para que isso seja feito o mais rapidamente possível — observa José Armando.
Segundo o superintendente adjunto, a liminar diz que os protocolos dos pescadores que ficaram parados entre 2014 e 2016 têm que ser reconhecidos pelo INSS, para que os pescadores recebam o benefício. “O gerente executivo Bruno Batista já acionou o INSS em Brasília e esperamos regularizar a situação destes pescadores o quanto antes. Já contatamos o Escritório Federal da Aquicultura e Pesca, na cidade do Rio de Janeiro, que poderá nos ajudar no levantamento desses pescadores para posterior localização e contato”, completa José Armando.
O INSS está com a responsabilidade de receber, analisar e conceder o benefício do seguro defeso pescador artesanal, para os que forem considerados aptos. Além de Campos, participaram da reunião nesta terça também os representantes das Colônias de Pescadores de Macaé, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Cardoso Moreira, Italva e Itaperuna, estes dois últimos no Noroeste Fluminense.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/07/2025 09:24:50 “Programa Mais Ciência é surpreendente e funciona”, diz professor da UFF
- 01/07/2025 08:58:14 Saldo de julho do Cartão Goitacá foi depositado nesta terça-feira
- 01/07/2025 08:17:49 Reforço da vacina meningocócica C para crianças de 12 meses começa nesta terça
- 01/07/2025 08:08:07 Secretarias realizam palestras, antecipando ações do 19º Prefeitura em Ação
- 30/06/2025 17:36:28 Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
“Programa Mais Ciência é surpreendente e funciona”, diz professor da UFF
0107 08h58Saldo de julho do Cartão Goitacá foi depositado nesta terça-feira
0107 08h17Reforço da vacina meningocócica C para crianças de 12 meses começa nesta terça
0107 08h08Secretarias realizam palestras, antecipando ações do 19º Prefeitura em Ação
3006 17h36Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
2Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
3Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
4Edital para o programa Criança Feliz é publicado
5Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
6Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça