Notícia no detalhe
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência reúne cerca de 2 mil pessoas
O evento foi realizado no Shopping Boulevard para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Cerca de 2 mil pessoas passaram e pararam um pouco para acompanhar as apresentações realizadas por várias instituições como Apae, Apoe, Apape, Educandário São José Operário e Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes, nesta sexta-feira (21), no Shopping Boulevard, pra celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, que foi organizado pela Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), superou a expectativas do presidente, o arquiteto Ernani Alves.
- Pensamos que essa ação fosse atrair cerca de 500 pessoas e houve momentos em que cerca de duas mil pessoas estavam ali prestigiando. O evento tem como papel principal despertar a conscientização da população de que as pessoas com deficiências são como qualquer outra pessoa e que eles só querem fazer parte do cotidiano da sociedade. O sucesso foi tão grande que já estamos pensando em realizar outro para o mês de novembro. Identificamos que as empresas parceiras querem ajudar, basta promover o evento. Sem contar o apoio da sociedade -, destacou Ernani.
A jovem, Marineide Servilha Lemos, 36 anos, que é atendida pelo Projeto Paraesporte, estava encantada. “Ela raramente participa de eventos desse porte e, poder vir no Shopping, deixou-a muito feliz. Era só sorrisos. Ela faz parte da equipe de Bocha do Paraesporte. Esse momento é muito importante para ela e para nós que vivemos o dia a dia com ela. Saber que existe espaço com acessibilidade para as pessoas com deficiência e que elas podem frequentar é um avanço”, destacou o pai, Jorge Heleno.
- Ela amou tudo, desde quando o ônibus da Fundação a pegou em casa até o final. Marcia se transforma quando está na fundação ou participando dos eventos. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Rafael e ao presidente Rafael Thuin e toda essa equipe linda e profissional da FME: professores e estagiários, que não medem esforços para trazer felicidade a essas crianças - explicou a irmã Claudenir da Silva Erbas.
Cerca de 20 alunos do projeto Paraesporte mostraram com muita alegria e naturalidade que eles sabem dançar, jogar bocha e, até mesmo, futebol down. A apresentação dos alunos atraiu a atenção de quem passava pelo shopping. De acordo com o coordenador do Paraesporte, Fabio Coboski, os objetivos são divulgar o trabalho que hoje atende cerca de 900 pessoas em Campos, por meio do esporte, e continuar lutando pela inclusão das pessoas com deficiência. “Eles merecem nosso respeito e admiração e ainda tivemos a oportunidade de mostrar a potencialidade de cada um e a felicidade podia ser vista em cada rosto. Tinha aluno que tinha ido ao shopping e esta socialização é muito importante para o desenvolvimento deles”, concluiu Coboski.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira