Notícia no detalhe
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência reúne cerca de 2 mil pessoas
O evento foi realizado no Shopping Boulevard para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Cerca de 2 mil pessoas passaram e pararam um pouco para acompanhar as apresentações realizadas por várias instituições como Apae, Apoe, Apape, Educandário São José Operário e Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes, nesta sexta-feira (21), no Shopping Boulevard, pra celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, que foi organizado pela Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), superou a expectativas do presidente, o arquiteto Ernani Alves.
- Pensamos que essa ação fosse atrair cerca de 500 pessoas e houve momentos em que cerca de duas mil pessoas estavam ali prestigiando. O evento tem como papel principal despertar a conscientização da população de que as pessoas com deficiências são como qualquer outra pessoa e que eles só querem fazer parte do cotidiano da sociedade. O sucesso foi tão grande que já estamos pensando em realizar outro para o mês de novembro. Identificamos que as empresas parceiras querem ajudar, basta promover o evento. Sem contar o apoio da sociedade -, destacou Ernani.
A jovem, Marineide Servilha Lemos, 36 anos, que é atendida pelo Projeto Paraesporte, estava encantada. “Ela raramente participa de eventos desse porte e, poder vir no Shopping, deixou-a muito feliz. Era só sorrisos. Ela faz parte da equipe de Bocha do Paraesporte. Esse momento é muito importante para ela e para nós que vivemos o dia a dia com ela. Saber que existe espaço com acessibilidade para as pessoas com deficiência e que elas podem frequentar é um avanço”, destacou o pai, Jorge Heleno.
- Ela amou tudo, desde quando o ônibus da Fundação a pegou em casa até o final. Marcia se transforma quando está na fundação ou participando dos eventos. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Rafael e ao presidente Rafael Thuin e toda essa equipe linda e profissional da FME: professores e estagiários, que não medem esforços para trazer felicidade a essas crianças - explicou a irmã Claudenir da Silva Erbas.
Cerca de 20 alunos do projeto Paraesporte mostraram com muita alegria e naturalidade que eles sabem dançar, jogar bocha e, até mesmo, futebol down. A apresentação dos alunos atraiu a atenção de quem passava pelo shopping. De acordo com o coordenador do Paraesporte, Fabio Coboski, os objetivos são divulgar o trabalho que hoje atende cerca de 900 pessoas em Campos, por meio do esporte, e continuar lutando pela inclusão das pessoas com deficiência. “Eles merecem nosso respeito e admiração e ainda tivemos a oportunidade de mostrar a potencialidade de cada um e a felicidade podia ser vista em cada rosto. Tinha aluno que tinha ido ao shopping e esta socialização é muito importante para o desenvolvimento deles”, concluiu Coboski.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















