Notícia no detalhe
Culinária é destaque na II Feira dos Povos no Alberto Sampaio
Entre os pratos oferecidos pelos representantes quilombolas na feira, destaque para o cantão, um ensopado de banana verde tradicional entre os descendentes de escravos da região do Imbé.
A culinária é um dos destaques na II Feira dos povos, que acontece neste sábado (22) no Parque Alberto Sampaio, no Centro. A realização é da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), com o apoio de parceiros. O objetivo é ressaltar a importância dos povos que contribuíram para a formação da sociedade campista, destacando o valor de seus traços culturais e a sua integração.
- Estou aqui há 16 anos e já me sinto meio campista, mas gosto de levar às pessoas o sabor dos pratos baianos, que aprendi desde muito cedo - afirma a soteropolitana Rita Souto, que tem como sustento, o preparo dos quitutes de sua terra. Como destaque, o tradicional acarajé e também o abaré, segundo prato baiano mais pedido entre seus fregueses. "São maravilhosos. Sempre que posso, aproveito para me deliciar com um deles. Ou com os dois", confessa a técnica em administração Bruna barreto, 28.
Entre os pratos oferecidos pelos representantes quilombolas na feira, destaque para o cantão, um ensopado de banana verde tradicional entre os descendentes de escravos da região do Imbé. "Aprendi com minha mãe, que aprendeu com minha avó. É muito gostoso", afirma Elaine Ribeiro.
Na barraca de pratos argentinos, sobressaem o choripan, feito com uma espécie de pão, linguiça e molho, e o bomdiola, à base de bife suíno com molho picante. Delícias que as pessoas pedem bis, garante Rudá Sanches, filho de mãe brasileira e pai argentino. "São deliciosos. Quem visita a feira deve procurar experimentar de tudo um pouco", orienta.
Para beber, destaque para os mais de vinte drinks na barraca dos cubanos. Entre os mais pedidos, entrega o comerciante Fernando Fundora, há 12 anos no Brasil, estão o tradicional cuba libre, o Daikiri e o Mojito. "São bebidas bastante famosas em Cuba e que ganharam o mundo. Vale a pena experimentar", provoca.
- Essa é uma da proposta da feira, provocar esse encontro, essa troca de experiência, que só enriquece a nossa sociedade, oferecendo uma gama de oportunidades de vivências no contato entre as diferentes culturas - avalia a superintendente de Igualdade Racial, Lucia Talabi.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/04/2025 15:27:21 Último dia da Feira do Pescado foi de movimento intenso
- 18/04/2025 11:39:46 Semana Santa: Saúde orienta quanto aos cuidados na compra e preparo de peixes
- 18/04/2025 10:54:14 Centro de Imunização aberto durante os feriados da Páscoa e São Jorge
- 18/04/2025 10:41:55 Peça Teatral de Páscoa emociona idosos do Clube da Terceira Idade
- 18/04/2025 10:34:34 Centro de Monitoramento de Desastres apontam feriadão com temperaturas amenas
Último dia da Feira do Pescado foi de movimento intenso
1804 11h39Semana Santa: Saúde orienta quanto aos cuidados na compra e preparo de peixes
1804 10h54Centro de Imunização aberto durante os feriados da Páscoa e São Jorge
1804 10h41Peça Teatral de Páscoa emociona idosos do Clube da Terceira Idade
1804 10h34Centro de Monitoramento de Desastres apontam feriadão com temperaturas amenas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta