Notícia no detalhe
Florada dos ipês amarelos proporciona espetáculo no Centro de Campos
Ritual de todos os anos proporcionado pela natureza nas duas margens da Avenida José Alves de Azevedo é espetáculo à parte no início da primavera.
O espetáculo proporcionado todos os anos pela mãe natureza com a florada dos ipês amarelos (Handroanthus umbellatus) nas margens do canal Campos-Macaé, na avenida José Alves de Azevedo, entre a rua Tenente Coronel Cardoso e a avenida 28 de Março, geralmente em setembro, ainda chama a atenção das pessoas que passam pelo Centro de Campos. Por mais alguns dias, quem passar pelo trecho poderá se maravilhar com a breve visão que só voltará daqui a um ano. Espalhados por diferentes pontos da cidade, outros exemplares da árvore símbolo do Brasil também chamam a atenção de quem passa.
— Passei pelo trecho mais cedo e fiquei encantado. Somente das espécies com flores amarelas, existem cerca de oito. São dezenas de exemplares pelos nossos parques e jardins, onde os espaços são mais amplos. Mas também temos outros tipos de ipê, como o roxo (Handroanthus impetiginosus), o rosa (Handroanthus heptaphyllus) e o branco (Handroanthus albus). São todos muito bonitos e, como florescem por apenas uma semana, em média, as pessoas devem aproveitar, tirar fotos ou simplesmente apreciar — sugere o subsecretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu.
Ao todo, são mais de 100 espécies e, segundo os especialistas, o ipê é a árvore ornamental mais plantada no Brasil. As floradas dos amarelos e brancos podem ocorrer ao longo de agosto ou setembro, dependendo da região. Eles estão praticamente em todo o território nacional e também em países como El Salvador, Equador, Venezuela e Paraguai. Para quem tem um olhar mais atento e gosta da natureza, a florada não passa despercebida.
— Passo aqui na ida pra escola e na volta e fico maravilhada com esse espetáculo. Demora um ano pra acontecer e são apenas poucos dias, mas é lindo — afirma a estudante secundarista Cristina Mendes, de 17 anos. “Esse não é meu caminho para o trabalho mas, por sorte, estou passando por aqui hoje. Essa visão é um presente de Deus! Fantástico!”, completa o comerciante Vinicius Gomes, 43.
Algumas espécies dos amarelos, como o “ipê do brejo”, são mais frondosas, embora tenham crescimento mais lento. “Por isso precisamos ter o cuidado necessário na hora de escolher onde plantar, pois tem copas grandes e as raízes podem rachar as calçadas. Então, damos preferência aos locais mais abertos. Já o ‘ipê de mata de tabuleiro’ tem copa menos densa e menor porte, mas cresce mais rápido. No nosso município há várias espécies, principalmente na região do Parque Estadual do Desengano, no Imbé, e na mata da Serra do Itaoca”, acrescenta Carlos Ronald.
Ainda segundo o subsecretário, o ipê amarelo está entre as principais mudas produzidas pela secretaria, que tem priorizado as espécies da Mata Atlântica tanto para arborização urbana, como para projetos de reflorestamento. Além dos ipês, produz mudas de sapucaia (Lecythis pisonis), peroba de Campos (Paratecoma peroba), jacarandá (Jacaranda mimosifolia) e cedro (Cedrera fissilus), entre outras. “Mas o ipê amarelo possui, indiscutivelmente, uma beleza exuberante”, conclui. Os ipês produzem néctar que atraem vários polinizadores, como Mamanguá, beija-flor, fundamentais no processo de reprodução e perpetuação da espécie. Os polinizadores cruzam várias plantas da mesma espécies, garantindo seu vigor genético.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















