Notícia no detalhe
Nahim, presidente da Ompetro, quer audiência com Cabral
Em reunião na tarde desta sexta-feira (26), no município de Quissamã, a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), presidida pelo Prefeito de Campos, Nelson Nahim, decidiu pela mobilização da bancada fluminense no Congresso Nacional e pelo agendamento de audiência com o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, para evitar as mudanças propostas no Projeto de Lei nº 7 de 2010, que dispõe sobre novos critérios para a distribuição dos recursos dos royalties no país.
A mesa de discussão, formada por prefeitos dos municípios integrantes da Ompetro, deputados estaduais e federais eleitos do Norte Fluminense e pela secretária executiva da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup), Terezinha Sperandio, ainda deliberou pela articulação com governos dos Estados de São Paulo e Espírito Santo, além da apresentação pelos municípios da Ompetro de dados sobre os investimentos feitos a partir dos recursos dos royalties. Os relatórios serão reunidos pela entidade e divulgados para parlamentares fluminenses.
- O mau uso dos recursos não pode ser justificativa para retirar dos municípios produtores esse que é um direito nosso. Precisamos mostrar para onde estão indo os recursos recebidos para que todos possam entender que a falta deles pode inviabilizar grande rede de proteção social que os municípios mantêm - explicou o Prefeito Nelson Nahim.
Segundo o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, o principal objetivo da reunião foi mobilizar parlamentares fluminenses para que, em exercício do mandado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e na Câmara de Deputados, possam encaminhar para o governo federal uma defesa coerente com os interesses dos municípios produtores de petróleo. “Precisamos reunir todos os segmentos em defesa dos royalties”, sintetizou Carneiro.
Para Nahim, além do Rio, outros estados produtores de petróleo precisam ser envolvidos no movimento. Para isso, foi acordada na reunião a mobilização de deputados e prefeitos na tentativa de buscar a adesão dos governos do estados de São Paulo e Espírito Santo. A deputada estadual eleita, Clarissa Garotinho, ainda propôs a mobilização dos partidos políticos para retardar a votação do projeto de lei. “Se envolver os Estados e os partidos com suas bancadas poderemos engrossar nosso coro e conseguir protelar a votação para o ano que vem, para quando temos a chance de encontrar um quadro político novo vantajoso para nós”, justificou Nahim.
Compuseram a mesa de discussão o presidente da Ompetro, o prefeito Nelson Nahim; o prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes; o prefeito de Macaé, Riverton Mussi; o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro; os deputados federais eleitos Adrian Mussi, Dr. Aluísio e Paulo Feijó; os deputados estaduais eleitos Clarissa Garotinho e Roberto Henriques; a secretária de Planejamento de Casimiro de Abreu, Eliane Paes; o superintendente de Petróleo de São João da Barra, Wellington Abreu; o presidente da Câmara de Vereadores de Quissamã, Nilton Pinto; e a secretária-executiva da Anamup, Terezinha Sperandio.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















