Notícia no detalhe
Prefeitura promove Dia D de prevenção ao câncer de colo de útero
Três doses de vacina que protegem as adolescentes contra o vírus do papiloma humano (HPV) e contra o câncer de colo de útero para a vida toda. Essa é a receita da secretaria municipal de Saúde, que está realizando, neste sábado (27), o Dia D contra o HPV. Cerca de 500 meninas de 11 a 15 anos tomaram a 1ª ou 2ª dose da vacina durante a manhã de hoje. O mutirão teve início às 8h e prossegue até as 17h, na sala 41 da secretaria.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, explicou que o mutirão visa alcançar as meninas que não estão matriculadas em nenhuma escola de Campos ou que, por alguma razão, perderam o dia da vacinação na sua escola, por estarem com febre ou sem a autorização dos pais. Para participarem, elas deverão estar acompanhadas de um responsável e portando documento de identidade e comprovante de residência.
A vacina, oferecida gratuitamente, é altamente eficaz na prevenção de doenças como câncer de colo de útero, de vulva e de vagina, além de verrugas genitais. O secretário alertou aos pais para colaborarem com a campanha, autorizando suas filhas a receberem a vacina, a exemplo das cerca de 5 mil alunas de escolas públicas e particulares que já começaram o ciclo de imunização.
- Nossas equipes estão de plantão durante todo o dia para tirar dúvidas dos pais ou responsáveis quanto à estratégia de vacinação. Durante o período de férias escolares vamos continuar vacinando no Departamento de Epidemiologia. Já entramos na 2ª fase da campanha, mas quem ainda não iniciou o ciclo de imunização poderá fazê-lo na secretaria de Saúde ou no ato da visita dos nossos técnicos de enfermagem nas escolas do município, de acordo com o cronograma montado – disse.
Apoio dos pais – Pai de Keisy Francisco Teixeira, 14 anos, e morador do bairro Jardim Carioca, Edson da Silva Teixeira soube do Dia D enquanto participava do Programa Prefeitura Presente, realizado também neste sábado, no mesmo bairro em que mora. Ele correu para a Secretaria de Saúde, para prevenir sua filha contra o câncer. “O HPV e o câncer muitas vezes são silenciosos. Esse programa de prevenção é muito bom. Já vi muitas reportagens que falam sobre a doença e não quero que minha filha seja contaminada”, afirmou.
A costureira Maria José Alves, mãe de Lara Marli Pessanha, 11 anos, concorda com ele. “É muito importante participar, pois ela estará livre dessa doença triste”, disse a mãe. Para garantir a eficácia da campanha, as meninas devem tomar as 3 doses completas. Cerca de 17 mil meninas participarão da imunização. Em caso de dúvidas, os responsáveis podem ligar para o Departamento de Epidemiologia, no telefone 0800.022 40 60, ou buscar informações no portal do HPV http://saude.campos.rj.gov.br/portal/hpv.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 17:53:19 Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
- 09/01/2025 17:40:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 09/01/2025 16:21:01 Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
- 09/01/2025 16:19:26 IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira
- 09/01/2025 16:08:14 Campos participa de videoconferência da Undime em parceria com FNDE
Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
0901 17h40Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
0901 16h21Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
0901 16h08Campos participa de videoconferência da Undime em parceria com FNDE
0901 15h30Doações de sangue no Hemocentro Regional de Campos ficam abaixo da meta da OMS
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira