O programa “Viva a Ciência na Escola”, para incentivar em Campos a iniciação científica entre alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)”, foi anunciado nesta quinta-feira (11), na abertura da “VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O lançamento foi feito pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCT&I), Romeu e Silva Neto. O evento, organizado pela Secretaria de Educação em parceria com a SCT&I, e que continua na próxima semana, no Jardim São Benedito, teve ainda participação da prefeita Conceição SantAnna e outras autoridades municipais, diante de uma plateia de centenas de estudantes de escolas municipais. A palestra de abertura foi ministrada pela cientista Joana D’Arc Félix de Sousa.
— Levamos ao prefeito Rafael Diniz, a proposta de estender a alunos da segunda metade do curso fundamental, o estímulo à iniciação científica, nos mesmos moldes do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (Programa Viva Ciência). Ele entendeu a importância de começar mais cedo esse tipo de incentivo. Com os alunos universitários o programa está avançando bem, com 30 projetos de interesse de Secretarias e Superintendências em andamento, a partir da concessão de bolsas para alunos de graduação — explica Romeu e Silva Neto.
O programa para os alunos do Fundamental II começa no início do ano que vem, com recursos que estão sendo recuperados pelo Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam). “Com parte do dinheiro que estamos recuperando, temos investido nesses importantes programas. Foram mais de R$ 400 milhões tomados em governos anteriores como empréstimos para abrir empresas no município, mas tanto empresários, quanto o dinheiro desapareceram”, lembra o presidente do Fundecam, Rodrigo Lira.
Na abertura do evento, que este ano traz o tema “Ciência para redução das desigualdades”, a vice-prefeita destacou a importância do incentivo à inovação. “Esta é uma oportunidade única enriquecermos nossos conhecimentos, especialmente os estudantes que aqui se encontram. Estou certa que todos sairemos daqui com uma visão mais ampla da importância da educação na transformação da do ser humano e da sociedade como um todo”.
Também presente ao lançamento, o secretário de Educação, Brand Arenari, incentivou os estudantes a investir na educação. “Estudei na Uenf, antes de fazer especialização no exterior, e posso afirmar que Campos segue como um dos mais importantes polos universitários do país. A administração do prefeito Rafael Diniz compreende e incentiva a iniciação científica. E acredito que continuaremos a formar muitos doutores em nossas universidades. “Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, vocês devem investir na educação, porque ela é transformadora. Esperamos que em breve estejam aqui”, disse aos estudantes o reitor da Uenf, Luís Passoni, também presente à mesa das autoridades.
Em seguida, a doutoranda pela Uenf Elisângela de Araújo, de origem humilde, falou sobre a importância da ciência e da educação na transformação de sua vida. Também de origem simples, a cientista Joana D’Arc fez palestra sobre a importância da iniciação científica. Com pós-doutorado (PhD) em Harvard (EUA), 15 patentes aprovadas e ganhadora de 82 prêmios, entre eles o Kurt Politizer de Tecnologia de "Pesquisadora do Ano", em 2014, ela desenvolve importantes projetos na região de Franca-SP, onde nasceu, dando novo sentido à vida de jovens envolvidos com o tráfico e a prostituição.
— É um trabalho árduo, difícil, mas temos que investir nessa transformação. A partir de bolsas que conseguimos, esses jovens mudaram de vida e hoje já estão até na universidade — revelou a cientista, que desenvolve com os alunos na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Franca, diversas pesquisas com produtos naturais na área de curtume, fertilizantes e indústria cimenteira. “Uma gigante da produção de cimentos já pediu a transferência de tecnologia de nosso ‘cimento verde’. E uma multinacional quer nossa tecnologia com produtos naturais para curtir o couro”, revelou Joana D’Arc.
Programação – De 17 a 19 (quarta a sexta), das 9h às 16h, no Jardim São Benedito, uma série de atividades movimenta a feira. Haverá a VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a II Mostra Fotográfica das Escolas Municipais, o Espaço da Matemática, Ciências Humanas, das Linguagens, Língua Portuguesa, Inglesa e Arte, apresentação do Grupo Gota e muitas outras atrações. No último dia do evento acontece a Feira de Ciências da UENF, UFF, UERJ e IFF.