Professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I da rede municipal se reuniram nesta terça-feira (16), no auditório da Universidade Estácio de Sá, para debater a escolha de livros de Literatura, que serão fornecidos gratuitamente pelo MEC e trabalhados em sala de aula a partir do próximo ano, dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário. Esta é a primeira vez que será dada aos educadores de Campos a oportunidade de escolher livros de Literatura.
A seleção se dá logo após a adesão recorde de escolas da rede municipal na escolha do material didático para o primeiro segmento de Ensino Fundamental que será utilizado pelos próximos quatros anos. Ao todo, 97,5% das unidades escolares da rede participaram da escolha, que não acontecia há aproximadamente oito anos entre professores do 1º ao 3º ano. (Leia mais
AQUI)
De acordo com o subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, o programa é uma conquista para o município.
— Eu acho muito proveitoso e democrático quando o professor tem a oportunidade, a autonomia de decidir com qual material ele quer trabalhar. O PNLD literário tem um diferencial frente ao do material didático, pois ele nos chama a um compromisso de uma vez com esses livros, utilizá-los. A implementação quando se fala em política pública talvez seja a parte mais desafiadora. Cabe a nós esta parte e tenho certeza de que, com a equipe que temos, alcançaremos o objetivo. Ler é fundamental, divertido, prazeroso e nós temos que apresentar este exercício também para as crianças. Nós temos este compromisso — enfatiza Damasceno.
O livro literário fará parte do acervo da escola, devendo ficar na sala de aula e em lugar acessível ao aluno. Autores clássicos da literatura infantil estão disponíveis, como: Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Tattiana Belinky, entre outros. Participarão da escolha gestores das unidades escolares, orientadores pedagógicos, professores e até alunos. Os livros serão divididos por categorias: Creche I e II, cada um com 20 obras; Pré-escola, com 25 obras; Fundamental I (1º ao 3º) com 35 obras e Fundamental I (4º e 5º anos) com 50 obras, sendo estas para biblioteca. A escolha para livros de Fundamental II está prevista para o próximo ano.
Para Ana Raquel Pourbaix, coordenadora de Língua Portuguesa da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e coordenadora do PNLD, a forte adesão fortaleceu e possibilitou o PNLD Literário
— O advento do PNLD Literário é um presente para nossa rede municipal. A possibilidade de escolher livros literários de acordo com cada faixa etária (Educação Infantil e Fundamental I) para e com nossas crianças é conquista e motivo de muita alegria. A Literatura Infantil é uma das formas de Arte que empodera o ser humano por meio das múltiplas linguagens, das simbologias - do imaginário — frisa.