Na penúltima reunião da fase de leitura técnica para reformulação do Plano Diretor e criação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do município, o Núcleo Gestor recebeu, na tarde desta quarta-feira (17), colaborações relacionadas à segurança pública. A reunião foi na sede da secretaria municipal Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Após as apresentações, o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Fabiano Santos, apresentou várias sugestões para aumentar a segurança no município, que teria sido prejudicada nos últimos anos com a construção de conjuntos habitacionais periféricos que uniram moradores de diversos locais de conflito em uma mesma região, possibilitando a instalação de facções em áreas de habitações populares.
— O problema se agravou muito, levando a polícia a estudar novas estratégias para levar segurança à comunidade. Essas instalações de facções levaram a região de Guarus a se tornar recentemente a área de maior concentração de homicídios do Estado — destacou.
O chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Weber Boroto, destacou a importância de melhoria dos acessos à BR-101 em trechos de grande tráfego de veículos. “É preciso pensar em soluções que garantam também, com segurança, a circulação de ciclistas e pedestres”, completou.
O presidente da subseção Campos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Campos), Humberto Nobre, sugeriu a inclusão da criação de novos espaços verdes na área urbana, garantindo espaço de bem-estar e lazer à comunidade. “Existem diversas áreas que podem ser destinadas a este fim”, sugeriu.
O coordenador dos dois núcleos e integrante do Núcleo Gestor para os dois Planos, Renato Siqueira, destacou o interesse de ampliar a infraestrutura verde no município, que, inclusive, pode representar novas e importantes centralidades, além de qualificar o ambiente da cidade, com a inclusão de uma malha cicloviária ampla e integrada, ainda inexistente e que prejudica a opção pelo modal. Também destacou a necessidade de criação de um Sistema de Planejamento e Gestão Municipal permanentes para que seja garantida a aplicabilidade dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana Sustentável. Foi mencionado ainda que haverá um evento para a ampliação do processo participativo, onde será apresentado o calendário das reuniões comunitárias e das audiências públicas e dos grupos de trabalho complementares aos trabalhos das plenárias participativas.
— Temos ainda uma reunião que concluirá esta fase de “leitura técnica”, depois vamos ouvir a comunidade para que contribua com os Planos para que sejam enriquecidos nas plenárias e audiências públicas, para então, uma última audiência pública antes de seguirem para a Câmara Municipal por envio do prefeito. Estamos nos dedicando para termos um Plano Diretor e um Plano de Mobilidade Urbana Sustentáveis, que estejam à altura das expectativas e vocações da população e do município, devidamente atualizados para as demandas atuais e futuras — observa Renato.
Participaram ainda os representantes da Fundação Benedito Pereira Nunes, Luis Carlos Pontes França; da Fundação de Desenvolvimento do Norte Fluminense (Fundenor), Sérgio Linhares; a delegada da Delegacia da Mulher (DEAM), Ana Paula Carvalho, que representou também o delegado da 134ª DP/Centro, Geraldo Rangel; o representante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Campos), tenente Gilmar Manassés Filho, o do Fórum Maria Tereza Gusmão de Andrade, Décio Guimarães, e a representante da Associação de Proteção dos Animais (APA), Marcele Almeida.