Notícia no detalhe
Autores campistas vão lançar livros na 10ª Bienal de Campos
O evento acontecerá de 20 a 25 de novembro, no campus Centro do Instituto Federal Fluminense.
Por: Redação -
Foto: Divulgação - 22/10/2018 - 10:15:18
Uma das marcas da 10ª Bienal do Livro de Campos será a abertura de espaços para autores independentes que buscam no evento a aproximação com seus leitores. Serão, até o momento, 36 lançamentos nos cinco dias e há extensa fila de espera, no aguardo de possíveis desistências e imprevistos. São escritores de Campos, região e até mesmo de outros estados que anseiam na única bienal que ocorre fora da capital do estado uma oportunidade de revelarem suas obras ao público.
Dentre os escritores da região pode-se destacar Alice Martins, que lança “Entremeios – Ensaio sobre Literatura, Cinema e Comunicação”; Bella Prudêncio, que lança “Sebastian”; Marcelo Sampaio, com “Amálgamas da Memória”; Artur Gomes, com “Juras Secretas”; Paula Vigneron, que lança seu mais recente trabalho, “Entre Outros”; o jornalista Cássio Peixoto, com “Nahid e as Borboletas”; Aristides Soffiati, “Noroeste Fluminense” e “A Planície Norte do Rio de Janeiro, antes e depois da ocidentalização do mundo”; além da obra póstuma do poeta fidelense, que também é um dos homenageados desta edição da Bienal, Antônio Roberto Fernandes, “Que não nos falte AR”, uma coletânea de poemas e o relançamento de “Os Pratos da Vovó”.
Dentre os lançamentos nacionais o destaque é a autora Ana Helena Gomes, com a obra “Noturno em Manhattan”, um conto shakespeariano que fala de amores incomuns, festas do underground de Nova York e disputas entre ecologia e economia.
A gerente de literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Vera Carvalho, ressalta a presença de novos e já consagrados autores em um ambiente que não só estimula novos e antigos leitores, mas também novos produtores de obras escritas. Para ela, essa edição ficará marcada pela fomentação do diálogo entre autores e leitores.
Vera cita como exemplo, o escritor Lucinei M Campos que percorre o Brasil em eventos como bienais e feiras de livros, criando ele mesmo a proximidade com o público e divulgando suas obras.
— Temos escritores jovens assumindo esse papel, como também temos os mais veteranos. É um espaço democrático onde todos estão buscando contato com seus leitores — pontuou Vera.
A 10ª Bienal do Livro de Campos acontecerá de 20 a 25 de novembro, no IFF-Centro. Toda programação está sendo elaborada por uma comissão da FCJOL, possibilitando uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura.
Leia mais:
Últimas Notícias adicionadas
1
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação