Notícia no detalhe
Prefeito viabiliza imóvel para idosos do Asilo do Carmo
O Prefeito Nelson Nahim autorizou o aluguel de um imóvel para abrigar os 70 idosos assistidos pelo Asilo Nossa Senhora do Carmo, para que seja possível a restauração do Solar Santo Antônio, prédio que abriga o asilo. O solar é um prédio histórico que pertenceu ao Barão de Carapebus e que foi tombado, em 1946, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan). A restauração do solar, que se encontra em ruínas e escorado tecnicamente, será custeada pelo Iphan, o que significa um investimento em torno de R$ 3 milhões, recursos do Fundo Nacional de Cultura. O início das obras, com a demolição dos anexos do asilo, está condicionado a retirada dos internos da instituição.
A autorização do aluguel para os idosos foi dada na tarde desta terça-feira (30), no gabinete do prefeito, em reunião com a presidente do Asilo, Conceição Santana; o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam), Orávio de Campos Soares, que também é secretário de Cultura, os membro do Coppam, Denilson Sales e Humberto Neto das Chagas, representantes da comunidade; o diretor do departamento Jurídico do asilo, Everaldo Rosa; e o secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira. "Autorizei que os 70 idosos, que estão instalados no prédio, sejam transferidos para algum imóvel, adequado para todos. O imóvel vai ser escolhido pelos representantes do asilo com o apoio da prefeitura”, ressalta o prefeito.
A decisão do prefeito se estende aos estudos iniciais para a construção, numa área do bairro desapropriada nos fundos do solar, de um Centro de Convivência de Idoso, o qual, no futuro, abrigará os internos do Asilo Nossa Senhora do Carmo, ação aplaudida pelos presentes à audiência com o prefeito. "Antiga casa do Engenho de Santo Antônio ou casa da Fazenda Grande do Beco, foi construída no início do século XIX. Em 1846, hospedou Dom Pedro II em sua primeira visita, quando foi realizado o baile em sua homenagem", informa o membro do Coppam, Humberto Neto das Chagas, uma autoridade em assuntos de preservação.
Com a determinação de dar solução ao problema do asilo, Conceição Santana elogiou o ato do prefeito. “Estou muito feliz e emocionada em ver o respeito e a preocupação do prefeito Nelson Nahim com os idosos porque, nesses 24 anos em que estou dentro da instituição, é a primeira vez que fomos recebidos de forma digna e respeitosa na prefeitura”. O resultado da reunião, agendada pelo secretário de Cultura, foi considerada por todos como “muito produtiva” e será comunicada, ainda esta semana, ao superintendente regional do Iphan no Estado do Rio de Janeiro, Carlos Fernando Souza Leão de Andrade, para que ele autorize o início das obras de restauração do Solar.
Últimas Notícias adicionadas
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















