Notícia no detalhe
Emut e Ampla em parceria para colocar leds em semáforos
A Empresa Municipal de Transportes (Emut) firmou parceria com a concessionária de energia Ampla para substituição das lâmpadas incandescentes dos semáforos da cidade pelas lâmpadas led, muito mais eficientes e de menor consumo. A partir deste mês, a empresa começará a fase inicial do trabalho, com o levantamento do consumo, traçando o mapa do investimento e da economia de energia que será obtida a partir da mudança.
Desta forma, Campos será a primeira cidade da região a ter esse moderno sistema de iluminação na rede de semáforos, juntamente com Niterói, que também receberá a melhoria. A parceria beneficiará a cidade que não terá qualquer custo financeiro. Ao mesmo tempo, faz parte da meta a ser cumprida pela Ampla junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê a realização de eficiência energética.
Nesta terça-feira (30), o presidente da Emut, Paulo Mósso, recebeu o coordenador de Projetos e Obras da Ampla de Niterói, Sandro Jother Honorato, acompanhado do engenheiro Marco Antonio Perez, da Meng Engenharia, contratada pela Ampla para realizar o trabalho, que começa pelo planilhamento do consumo de energia registrado pelos equipamentos por toda a cidade. Essas medições são a fase inicial do processo que, depois, terá o desenvolvimento com elaboração e execução de um cronograma de serviços.
- O início efetivo será em janeiro, porque há toda uma preparação e estudo, até que o projeto seja realizado - assinalou Paulo Mósso.
A Emut estará atuando junto com os técnicos da Ampla e da Guarda Civil Municipal para realizar a substituição das lâmpadas em cerca de 1.500 pontos da cidade onde há semáforos instalados. No total, mais de 80% dos semáforos passarão a ter lâmpadas de led e o percentual restante será feito numa segunda fase. Somente os repetidores (equipamentos que ficam nas laterais, do tipo poste) é que aguardarão maior tempo para receberem as lâmpadas de led, mas isso não interfere no registro menor do consumo, que vai se verificar de forma acentuada.
- Com as leds, o município vai registrar uma grande queda no consumo de energia. Além disso, a população também ganha, já que as leds proporcionam maior visibilidade na iluminação dos semáforos e queimam menos, sendo mais resistentes e duráveis - finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















