Notícia no detalhe
Profissionais do Paraesporte participam do I Curso de Capacitação Paralímpico
A abertura terá apresentação do grupo de dança do Paraesporte. O curso acontece no Isecensa e tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes e as inscrições podem ser feitas gratuitamente.
Qualificação e aprendizado de novas técnicas para trabalhar com pessoas com deficiências têm sido um grande desafio para profissionais de Educação Física. Visando atender essa demanda, será realizado de quinta-feira (22) a sábado (24), em Campos, o I Curso de Capacitação de Desporto Paralímpico, uma parceria entre a Prefeitura de Campos, o Instituto Superior de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa), e a Associação de Profissionais de Educação Física do Norte Fluminense (Apef), com o apoio do Cômite Paralímpico Brasileiro.
Os profissionais de educação física e acadêmicos interessados em participar podem se inscrever gratuitamente, e as informações sobre vagas podem ser obtidas através do telefone (22) 99864-7652. Durante o curso, serão abordadas as modalidades esportivas de goalball, vôlei sentado e bocha. A carga horária será de 24 horas e os participantes receberão certificado com a chancela do Isecensa e da Universidade Federal de Uberlândia.
A abertura será às 8h, no auditório João Paulo II, no Isecensa, com a participação do grupo de dança do Paraesporte, que vem conquistando os campistas, mostrando que eles podem dançar e encantar as pessoas com muita alegria.
Em seguida, o professor e coordenador do curso de capacitação do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Farias Costa, ex-atleta campeão brasileiro de futebol de 5 em 1995, falará a partir das 8h30 sobre a Introdução ao Movimento Paralímpico. Também participa da palestra a professora e mestre em Educação Física, Tatiana Jacusiel Miranda.
A partir das 14h, a mestre Tatiana Miranda fala do Movimento Paralímpico Brasileiro e Internacional, perspectivas e fundamentações do planejamento, difusão e desenvolvimento dos projetos no Atendimento às Pessoas com Deficiência no Comitê Paralímpico Brasileiro.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, explicou que a oferta do curso vai ao encontro das políticas de inclusão e valorização da pessoa com deficiência estabelecidas na atual gestão municipal.
— Poder oferecer mais esse curso para os profissionais do Projeto Paraesporte é muito importante para o trabalho que a Prefeitura de Campos vem oferecendo à população. O projeto começou há quase dois anos, e cerca de 900 pessoas com deficiência tiveram suas vidas transformadas pelo esporte. Nossos atletas estão conquistando o mundo e já temos 14 atletas classificados para os Jogos Mundiais de Verão das Special Olimpics, mostrando que estamos no caminho certo — destacou.
Confira a agenda de palestras para os dias seguintes:
Dias 23 e 24/11/2018.
8h às 12h, e das 14h às 18h (carga horária de 16 horas)
Goalball – Prof. Esp. Paulo Sérgio Miranda.
Local: Isecensa, sala 134 (2ª andar) – Teoria. Ginásio de Esportes do Setor D – Práticas.
Bocha Adaptada – Prof.ª Ms. Marília Garcia Pinto.
Local: Isecensa, sala 135 (2ª andar) – Teoria. Quadra Coberta – Práticas.
Voleibol Sentado – Prof. Danilo Ribeiro de Novaes.
Local: Isecensa, sala 136 (2ª andar) – Teoria. Quadra de Voleibol, térreo do prédio principal – Práticas.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















