Notícia no detalhe
Sarau das Preta aplaudido de pé na 10ª Bienal do Livro
Um público atento e crítico, que lotou o auditório Cristina Bastos, aplaudiu de pé na noite desta quarta-feira (21), o espetáculo “Sarau das Pretas”, uma das grandes atrações artísticas da 10ª Bienal do Livro de Campos, realizada pela Prefeitura com o apoio de parceiros, no Instituto Federal Fluminense (IFF). Com elenco renovado, com a chegada das atrizes Michelle Pereira e Laís Lino, o coletivo Das Preta Produções esbanjou talento na performance impecável do trio de atrizes, encabeçado pela veterana Adriana Menezes, com música de Vânia Navarro no violão e Michelle Belcanto na percussão. Confira a programação completa da Bienal neste link (AQUI).
Em pouco mais de uma hora de apresentação, em que predomina a crítica ácida e por vezes irreverente na interpretação dos textos de autores diversos e autorais, o coletivo expressou no recital teatralizado, com todas as letras, a rejeição ao racismo e ao machismo, ainda tão presentes na sociedade brasileira. A encenação mostrou situações do dia a dia em que o preconceito contra a mulher negra e à própria condição feminina ainda são comuns.
— Eles continuam aí e agora podemos ver até mais facilmente. O preconceito e o machismo não diminuíram, mas a diferença é que hoje temos uma postura de não medo, de não baixar a cabeça. Infelizmente ainda temos a postura do patriarcado, da colonização do outro, mas pelo menos hoje temos mais espaço para expor nossas ideias, de nos unir coletivamente e lutar. E vamos continuar lutando — afirma Adriana.
Ainda segundo Adriana, para esta apresentação, o desafio maior foi ensaiar com Michelle e Laís em apenas 15 dias, os textos, um “apanhado” de poemas, contos e crônicas. Elas acabam de substituir duas outras atrizes e, em certos momentos, tiveram receio de não conseguir. “Mas demos aquela força, mostramos que era possível, e o resultado foi esse que todos vimos”, completou Adriana, sendo festejada por amigos no palco após a apresentação.
O público, a maior parte de jovens e estudantes, foi só elogios para o espetáculo. “Quando o espetáculo é bom, a resposta ocorre naturalmente. Foi uma ótima apresentação”, afirmou a estudante Luana Campos, de 19 anos. “Pura emoção. Fiquei arrepiado e extremamente emocionado em diversos momentos da apresentação. É muito bom saber que temos na cidade espetáculos dessa qualidade e atrizes de tanto talento”, completou o universitário Guilherme Vieira, 21.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/11/2024 16:46:47 Escola Municipal Alcindor Bessa promove roda de conversa sobre Consciência Negra
- 21/11/2024 16:21:36 Secretarias e MP fazem remoção de materiais acumulados em casa na Tamarindo
- 21/11/2024 15:03:50 Bairro Legal já produz melhorias nos parques Maciel, Aurora e São Benedito
- 21/11/2024 13:43:42 Empresa incubada em programa da Educação consegue R$ 500 mil no Shark Tank Brasil
- 21/11/2024 09:12:35 Um dos 150 melhores cafés do Brasil tem apoio do Programa Startup Campos
Escola Municipal Alcindor Bessa promove roda de conversa sobre Consciência Negra
2111 16h21Secretarias e MP fazem remoção de materiais acumulados em casa na Tamarindo
2111 15h03Bairro Legal já produz melhorias nos parques Maciel, Aurora e São Benedito
2111 13h43Empresa incubada em programa da Educação consegue R$ 500 mil no Shark Tank Brasil
2111 09h12Um dos 150 melhores cafés do Brasil tem apoio do Programa Startup Campos
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Dia do Servidor: Prefeitura antecipa pagamento de outubro para o dia 28
5Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
6Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal