Notícia no detalhe
Incentivo à Leitura: Educação adquire obra de Monteiro Lobato
Com a finalidade de estimular a leitura e melhorar a qualidade do ensino no município, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando grande investimento na compra de livros de literatura. Esta semana, chegou a obra completa do ícone da Literatura Infantil, Monteiro Lobato, com mais de 30 mil livros de 20 títulos diferentes. As obras literárias serão utilizadas, a partir de 2011, nas 235 unidades escolares da rede municipal. Equipes de várias coordenações da secretaria se reuniram, esta semana, para analisar os novos livros.
O município possui, atualmente, 55.861 alunos matriculados na rede. Os novos livros estão sendo adquiridos com o objetivo de renovar e aumentar o acervo. Trinta e seis bibliotecas das escolas municipais e 100 salas de leitura inovarão o acervo do Programa Municipal de Leitura “Ler para Ser”. Eles também serão utilizados na futura biblioteca, que funcionará na sede da Secretaria de Educação; na Biblioteca Volante (mini biblioteca que funciona dentro de um ônibus), que vai às escolas que não possuem bibliotecas. O veículo também é utilizado em eventos, ações e projetos promovidos pela prefeitura, entre outros projetos da secretaria que estimulam a leitura.
- A aquisição destas obras trará benefícios incalculáveis para os alunos da rede municipal - , informou a coordenadora do Programa de Leitura do município, Maria Auxiliadora Passos de Azevedo, conhecida como Dorinha.
De acordo com levantamento realizado, este ano, pelo Departamento Multiprofissional da secretaria, cerca de 30% dos alunos da rede são analfabetos funcionais, ou seja, foram alfabetizados, mas não dominam a leitura. “É de suma importância o investimento destas obras literárias porque, além de alfabetizados, os alunos também devem saber ler, entender, interpretar e contextualizar a vida”, informou a diretora deste departamento, Rita Chardelli.
Cada escola receberá aproximadamente seis coleções da obra de Monteiro Lobato. Cada coleção contém 20 obras deste autor. “Este investimento está sendo feito com a finalidade de estimular a leitura, melhorar a qualidade da educação nas escolas da rede, promover momentos lúdicos aos alunos da rede, entre outras propostas”, finalizou a secretária ressaltando que nos próximos dias chegarão obras de outros autores como Ruth Rocha, Ziraldo, Marina Colassanti, entre outros, além de autores campistas, que também serão prestigiados.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 17:46:22 Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
- 10/06/2026 17:27:00 "Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
- 10/06/2026 17:12:39 Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
- 10/06/2026 16:35:25 Prefeito acompanha inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Donana
- 10/06/2026 16:00:56 Da inteligência artificial à robótica, jornada apresenta caminhos para a educação
Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
1006 17h27"Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
1006 17h12Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
1006 16h35Prefeito acompanha inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Donana
1006 16h00Da inteligência artificial à robótica, jornada apresenta caminhos para a educação
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















