Notícia no detalhe
Incentivo à Leitura: Educação adquire obra de Monteiro Lobato
Com a finalidade de estimular a leitura e melhorar a qualidade do ensino no município, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando grande investimento na compra de livros de literatura. Esta semana, chegou a obra completa do ícone da Literatura Infantil, Monteiro Lobato, com mais de 30 mil livros de 20 títulos diferentes. As obras literárias serão utilizadas, a partir de 2011, nas 235 unidades escolares da rede municipal. Equipes de várias coordenações da secretaria se reuniram, esta semana, para analisar os novos livros.
O município possui, atualmente, 55.861 alunos matriculados na rede. Os novos livros estão sendo adquiridos com o objetivo de renovar e aumentar o acervo. Trinta e seis bibliotecas das escolas municipais e 100 salas de leitura inovarão o acervo do Programa Municipal de Leitura “Ler para Ser”. Eles também serão utilizados na futura biblioteca, que funcionará na sede da Secretaria de Educação; na Biblioteca Volante (mini biblioteca que funciona dentro de um ônibus), que vai às escolas que não possuem bibliotecas. O veículo também é utilizado em eventos, ações e projetos promovidos pela prefeitura, entre outros projetos da secretaria que estimulam a leitura.
- A aquisição destas obras trará benefícios incalculáveis para os alunos da rede municipal - , informou a coordenadora do Programa de Leitura do município, Maria Auxiliadora Passos de Azevedo, conhecida como Dorinha.
De acordo com levantamento realizado, este ano, pelo Departamento Multiprofissional da secretaria, cerca de 30% dos alunos da rede são analfabetos funcionais, ou seja, foram alfabetizados, mas não dominam a leitura. “É de suma importância o investimento destas obras literárias porque, além de alfabetizados, os alunos também devem saber ler, entender, interpretar e contextualizar a vida”, informou a diretora deste departamento, Rita Chardelli.
Cada escola receberá aproximadamente seis coleções da obra de Monteiro Lobato. Cada coleção contém 20 obras deste autor. “Este investimento está sendo feito com a finalidade de estimular a leitura, melhorar a qualidade da educação nas escolas da rede, promover momentos lúdicos aos alunos da rede, entre outras propostas”, finalizou a secretária ressaltando que nos próximos dias chegarão obras de outros autores como Ruth Rocha, Ziraldo, Marina Colassanti, entre outros, além de autores campistas, que também serão prestigiados.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira