Notícia no detalhe
Incentivo à Leitura: Educação adquire obra de Monteiro Lobato
Com a finalidade de estimular a leitura e melhorar a qualidade do ensino no município, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando grande investimento na compra de livros de literatura. Esta semana, chegou a obra completa do ícone da Literatura Infantil, Monteiro Lobato, com mais de 30 mil livros de 20 títulos diferentes. As obras literárias serão utilizadas, a partir de 2011, nas 235 unidades escolares da rede municipal. Equipes de várias coordenações da secretaria se reuniram, esta semana, para analisar os novos livros.
O município possui, atualmente, 55.861 alunos matriculados na rede. Os novos livros estão sendo adquiridos com o objetivo de renovar e aumentar o acervo. Trinta e seis bibliotecas das escolas municipais e 100 salas de leitura inovarão o acervo do Programa Municipal de Leitura “Ler para Ser”. Eles também serão utilizados na futura biblioteca, que funcionará na sede da Secretaria de Educação; na Biblioteca Volante (mini biblioteca que funciona dentro de um ônibus), que vai às escolas que não possuem bibliotecas. O veículo também é utilizado em eventos, ações e projetos promovidos pela prefeitura, entre outros projetos da secretaria que estimulam a leitura.
- A aquisição destas obras trará benefícios incalculáveis para os alunos da rede municipal - , informou a coordenadora do Programa de Leitura do município, Maria Auxiliadora Passos de Azevedo, conhecida como Dorinha.
De acordo com levantamento realizado, este ano, pelo Departamento Multiprofissional da secretaria, cerca de 30% dos alunos da rede são analfabetos funcionais, ou seja, foram alfabetizados, mas não dominam a leitura. “É de suma importância o investimento destas obras literárias porque, além de alfabetizados, os alunos também devem saber ler, entender, interpretar e contextualizar a vida”, informou a diretora deste departamento, Rita Chardelli.
Cada escola receberá aproximadamente seis coleções da obra de Monteiro Lobato. Cada coleção contém 20 obras deste autor. “Este investimento está sendo feito com a finalidade de estimular a leitura, melhorar a qualidade da educação nas escolas da rede, promover momentos lúdicos aos alunos da rede, entre outras propostas”, finalizou a secretária ressaltando que nos próximos dias chegarão obras de outros autores como Ruth Rocha, Ziraldo, Marina Colassanti, entre outros, além de autores campistas, que também serão prestigiados.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes