A equipe do Projeto de Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), conquistou neste sábado (24) o título de campeão estadual da Liga de Basquete Unificado das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB). Os campistas venceram por 25 a 20 o time carioca Apabb 2 que já estava classificado para os Jogos Mundiais da Special Olympics, em março, próximo, em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes. A semifinal e final da Liga aconteceram na quadra do Botafogo, no Rio de Janeiro.
Neste sábado, o primeiro jogo dos meninos do Paraesporte foi pela semifinal contra o Favo de Mel com vitória de 8 a 2 para Campos e classificação para a grande final. Durante a Liga de Basquete Unificado da OEB, o time de Campos disputou seis jogos e sofreu apenas uma derrota. Os jogos da Liga começaram em agosto entre as equipes do Paraesporte, Favo de Mel, Fundec, Apabb 1 e 2, Abajac Jacarepaguá.
“Foi um jogo eletrizante, nossa equipe estava perdendo até os três minutos finais da partida. Mas, nossos guerreiros conseguiram a posse de bola e abriram 5 pontos de diferença. Só temos a parabenizar os atletas que vestiram a camisa e lutaram até o fim do jogo, para mais esse título para Campos. Em menos de 2 anos, nossos atletas vêm se destacando em várias modalidades”, frisa o coordenador do Projeto Paraesporte, Fábio Coboski.
Jean Vitor Augusto foi o cestinha na grande final, marcando 18 pontos para o Paraesporte. “O esporte está mudando minha vida, fiz novos amigos, estou viajando muito pelo esporte. Na Fundação de Esportes, faço futsal, vôlei de praia e agora basquete. No próximo ano vou representar minha cidade nos Emirados Árabes no vôlei de praia. Essa foi minha primeira competição no basquete”, comemora Jean.
O presidente da FME, Raphael Thuin, destaca que o Paraesporte é um projeto pioneiro em Campos e no Estado do Rio de Janeiro e, que em menos de dois anos da implantação no município, assiste a cerca de 900 pessoas com deficiência.
“Por meio do esporte, eles estão superando obstáculos e nos ensinando muita coisa. Eles são verdadeiros campeões e estão sendo abraçado pelos campistas e especialmente pelo prefeito Rafael Diniz e todos os funcionários da Prefeitura de Campos. Os nossos atletas são capazes. Eles só precisavam que as pessoas olhassem e dessem a oportunidade que eles tanto precisavam”, destaca Thuin que lembra ainda que as equipes de vôlei de praia e futsal do Paraesporte/Campos estão classificadas para os Jogos Mundiais de 2019.