Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado todo dia 25 de novembro, o Hemocentro Regional de Campos realizou uma manhã especial de homenagens às pessoas que através de um ato solidário ajudam a salvar muitas vidas. Com solenidade nesta sexta-feira (23), o evento contou com música, distribuição de brindes e um bolo para parabenizar os doadores. A programação da Semana do Doador no Hemocentro começou na última quarta-feira (21) e segue até domingo (25).
A diretora do Hemocentro Regional, Sandra Chalhub, destacou a importância dos doadores para a unidade. “Os doadores, assim como os pacientes, são nosso motivo de existir. Somos um elo que forma uma grande equipe. O Hemocentro não se faz só através dos funcionários, mas também com a participação dos doadores que nos ajudam a levar o sangue para os pacientes que estão necessitados. Por isso, agradeço muito pela vida e pela presença de todos os doadores”, destacou.
A cerimônia também contou com a participação do Grupo Vozes, do Hospital Ferreira Machado (HFM), que apresentou três músicas e encantou os presentes. Coordenado pelo regente Geovane Gomes, o grupo é formado por funcionários do HFM e sempre participa de solenidades no hospital, além de fazer pequenas apresentações pelas enfermarias da unidade. “Para nós é muito gratificante participar de momentos como esse, além de levar um pouco mais de harmonia para todo o hospital”, comentou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Abu também esteve presente na solenidade. “Gostaria de parabenizar toda a equipe do Hemocentro e, principalmente, os doadores. Estaremos sempre empenhados nessa causa que é muito importante para todos nós”, destacou. O parlamentar também aproveitou para fazer a entrega de uma moção de aplausos, aprovada no Legislativo, para o gerente administrativo do Hemocentro, Luciano Costa.
Ao longo da semana, o Hemocentro também ofereceu um lanche diferenciado com cachorro quente para quem doou sangue. O material foi ofertado pela União dos Triciclistas e Motociclistas (UTM) de Campos. O motociclista Luiz Eduardo Azevedo, que faz parte da UTM, esteve presente no Hemocentro nesta sexta-feira (23) para participar da homenagem. “Temos que fazer nosso papel de ajudar o próximo. Nós motociclistas estamos ainda mais vulneráveis a um dia ter que precisar de sangue, nunca se sabe o dia de amanhã. Então estamos sempre presentes doando sangue e fazendo campanhas”, ressaltou.
Programação – A programação da Semana do Doador de Sangue segue neste sábado (24), quando acontece o tradicional torneio de futebol entre o time dos doadores e dos funcionários do Hospital Ferreira Machado (HFM). A partida será às 8h no campo do Campos Atlético. Já no domingo (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, acontece bênção aos doadores no culto da Igreja Batista do Flamboyant e nas missas da Diocese de Campos.
O Hemocentro - O Hemocentro Regional de Campos funciona no HFM desde 1989, coletando, processando e distribuindo sangue. É o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos dos Goytacazes e mais 16 unidades hospitalares espalhadas em 14 municípios.
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O Hemocentro funciona diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.