Notícia no detalhe
Aplicativo que monitora quadro clínico de saúde dos idosos instalado neste sábado
Nesta sexta-feira (30), a superintendente da pasta, Heloísa Landim, recebeu o representante do Medex, Paulo Campos e o pesquisador do Núcleo de Estudo de Pesquisa do Envelhecimento, Hélio Furtado, na sede da prefeitura
Em uma ação inédita do governo Rafael Diniz, os idosos de Campos receberão neste sábado (1º), a instalação gratuita de um aplicativo que tem como finalidade monitorar o quadro clínico da saúde dos assistidos da Superintendência de Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa). Nesta sexta-feira (30), a superintendente da pasta, Heloísa Landim, recebeu o representante do Medex, Paulo Campos e o pesquisador do Núcleo de Estudo de Pesquisa do Envelhecimento (Nepe-Rio), Hélio Furtado, na sede da prefeitura.
A ação será realizada, às 8h, na Casa de Convivência do Parque Tamandaré e no Centro Dia do Idoso, em Guarus. Uma equipe multidisciplinar composta de profissionais de Educação Física, enfermeiros, médicos, tecnólogos e universitários, estará no local para auxiliar na ação. A principio serão disponibilizados 200 instalações. A Sesa busca parceiros para ampliar o número de atendidos.
— Assim que chegarem a um dos dois locais, os idosos vão aferir a pressão arterial, fazer exame de glicose, triglicerídeo, avaliar peso corporal e circunferência abdominal . Após isso, será feita a implantação do aplicativo no smartphone pessoal. Quando acabar a ação, teremos o retrato do perfil de saúde da população idosa de Campos e cada indivíduo vai ter um comportamento da variável que será monitorado remotamente pela Medex e por nós, da Sesa — explicou Heloísa Landim.
A superintendente da Sesa destacou, ainda, que é uma preocupação do prefeito diminuir os custos com a saúde, ou seja, diminuir os números de doentes. “Esse serviço é prestado, até o momento, a planos de saúde. A primeira prefeitura do Brasil a receber é Campos. Os primeiros idosos a terem acesso gratuito são os campistas. Esse é um governo que se importa com o idoso. O uso dessa ferramenta vai, inclusive, estreitar a relação com nossos idosos”.
O representante da Medex, Paulo Campos, explica que o aplicativo é um dos serviços, no qual é facilitado o processo de interação entre o paciente e quem faz o monitoramento, sendo realizado de forma remota. Na prática, o cuidado de prevenção com o idoso gera impacto em uma menor utilização de serviço emergencial hospitalar, gerando mais economia para o município.
— A Medex é uma empresa de diagnóstico e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e a grande problemática é que essas doenças são assintomáticas, fazendo com que o idoso acredite que não está doente. Para a execução do aplicativo, a princípio, é necessário fazer o rastreio, identificando o quadro clínico de cada usuário. No segundo momento, é feito o monitoramento das informações, com isso, a empresa controla e orienta a Sesa, através da central de atendimento. Sem dúvidas, o serviço vai auxiliar na gestão do envelhecimento no município — informou Paulo Campos.
Participaram, ainda, da reunião, a superintendente de Captação e Recursos, Helga Giovana; a superintendente de Programas e Projeto, Valéria Marins; e a secretária particular do gabinete, Cristiane Pontes .
Últimas Notícias adicionadas
- 30/06/2025 17:36:28 Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
- 30/06/2025 16:22:06 SIRDH realiza 1º Fórum de Saúde Integral da População Negra e Povos Tradicionais
- 30/06/2025 16:13:10 Campos liderou geração de empregos no Norte Fluminense em maio
- 30/06/2025 16:07:36 Teatro de Bolso inicia pré-agendamento de espetáculos do segundo semestre
- 30/06/2025 15:21:47 Centro de Informações e Dados de Campos com cursos de empoderamento digital
Novas captações de órgãos são realizadas no Hospital Ferreira Machado
3006 16h22SIRDH realiza 1º Fórum de Saúde Integral da População Negra e Povos Tradicionais
3006 16h13Campos liderou geração de empregos no Norte Fluminense em maio
3006 16h07Teatro de Bolso inicia pré-agendamento de espetáculos do segundo semestre
3006 15h21Centro de Informações e Dados de Campos com cursos de empoderamento digital
Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
2Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
3Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
4Edital para o programa Criança Feliz é publicado
5Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
6Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça