Notícia no detalhe
Procon comemora índice de resolução das conciliações de 2010
Entre os meses de junho e novembro deste ano, o Procon/Campos formalizou 1.948 Cartas de Informações Preliminares (CIP), fundamentadas pelos consumidores campistas. Do total, o órgão foi capaz de alcançar um bom resultado na solução de conflitos por meio de sua intermediação nas audiências de conciliação. O total de atendimentos do órgão inclui também atendimentos preliminares, simples consulta e informações não enquadrados na qualificação de CIP.
De acordo com a Secretária Executiva do órgão, Rosangela Tavares, a conciliação tem por finalidade conduzir as partes litigantes à obtenção de solução consensual, ou seja, ao caminho do entendimento. “Essas audiências realizadas pelo órgão constituem-se numa das ferramentas de acesso à Justiça. A celeridade do processo administrativo e o bom índice de resolutividade das audiências em favor dos consumidores, eleva a credibilidade do trabalho do Procon/Campos”, destaca a secretária-executiva.
Nas audiências de conciliação, o Procon/Campos tem como tarefa tentar promover a resolução dos conflitos relatados pelos consumidores. Ao realizar a harmonização dos conflitos de consumo, o Procon cumpre sua obrigação com rapidez e coerência. Os agentes do Procon sempre agem com imparcialidade, buscando a defesa negociada dos interesses dos consumidores. Essa defesa qualificada é fundamentada nos documentos e relatos constantes na reclamação sob a análise do conciliador.
A conciliação entre fornecedor e consumidor acerca da reclamação resultará no arquivamento do processo administrativo, desde que devidamente formalizada antes do proferimento da decisão adminstrativa. Caso não haja conciliação, o consumidor é orientado a buscar a tutela jurisdicional, e as reclamações são encaminhadas ao Departamento Jurídico para instauração de processos administrativos com a devida aplicação de multa.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, acesse www.procon.campos.rj.gov.br ou envie sua pergunta para faleconosco@procon.campos.rj.gov.br. Abaixo, os principais assuntos reclamados e o índice de avaliação das audiências realizadas pelo órgão.
Fornecedores - Índice de avaliação
Energia elétrica - Ruím
Serviços bancários - Ruím
Financeiras - Ruím
Cartões de crédito - Ruím
Imobiliárias - Razoável
Vendas online - Razoável
Construtoras - Razoável
Planos de saúde - Razoável
Cursos - Razoável
Telefonia fixa - Bom
Telefonia móvel - Bom
Comércio - Bom
Serviço de água - Bom
Fabricantes - Bom
Assistência técnica - Bom
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















