Notícia no detalhe
Futuro espaço sustentável no Jóquei em fase de pintura e plantio de mudas
O terreno era utilizado para descarte irregular de resíduos. Em breve, terá playground, quadra esportiva de areia, bancos, choupanas e acesso à internet.
A secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), segue com a revitalização do terreno com cerca de 4 mil m², no bairro Jóquei Clube, que será transformado em um espaço sustentável. Nesta segunda-feira (30), diversos serviços estão realizados pela equipe, como pintura nos pneus que receberam plantas ornamentais, plantação de mudas de árvores frutíferas e nativas, além da colocação de raspas de asfalto e brita para o nivelamento do solo.
O espaço privado, localizado atrás de um campo de futebol, foi por muitos anos usado por carroceiros e moradores para o descarte de lixo e entulho, causando transtornos aos vizinhos. Após ser entregue em contrato de cessão até o final de 2020, podendo ser prorrogado, o espaço terá playground, quadra de areia esportiva, espaços destinados a descanso, com bancos, choupanas e acesso grátis à internet para quem visitar o espaço.
Segundo o secretário da SMDA, Leonardo Barreto, a intenção era acabar com o ponto que era crítico, transformando e entregando essa área novamente para a população do bairro, para proporcionar uma interação com famílias, unido lazer, esporte e, principalmente, a educação ambiental.
— Haviam demandas da população do bairro para aquele espaço que era ocioso. A primeira era devido ao bairro não ter uma área de lazer para as crianças. A outra demanda é o campo de futebol que tem ao lado que estaremos recuperando o que for necessário. Como conversado com alguns moradores e pessoas que usam o campo de futebol, o espaço que foi feito para atender a todos, merece também ser cuidado por eles, como regar as flores, as arvores, o gramado, além de estarem fiscalizando para que o espaço não seja danificado — destacou o secretário, Leonardo Barreto.
Moradora do bairro, Lua Dias, de 32 anos, conta que está entusiasmada para conferir como vai ficar o espaço, e disse que vai colaborar sempre com os cuidados com as plantas e árvores que estão sendo colocadas no local.
— Meu marido e eu somos formados em gestão ambiental e gostamos muito de estarmos envolvidos. É muito bom saber que espaços assim estão sendo transformados em área com cunho sustentável. Com certeza estaremos colaborando na conservação desse espaço — contou Lua Dias.
A SMDA já revitalizou pela cidade, quatro áreas críticas que recebiam resíduos irregularmente: uma no Esplanada, uma no Flamboyant, uma próxima ao Fit Vivai (Parque Presidente Juscelino) e outra na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora. E além desta iniciada no Jóquei, outra está sendo preparada no Julião Nogueira. E mais duas estão projetadas, sendo mais uma no parque Esplanada e uma no bairro da Penha.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 12:58:40 Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
2004 11h30Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta