Notícia no detalhe
Inovação e economia: sistema de pré-matrícula online foi criado por servidores
Equipes da Educação e do Cidac trabalharam para otimizar o controle dos novos ingressantes, cujo cadastro vai até esta sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram no sistema online inédito no município.
A pré-matrícula online para ingresso na rede municipal de ensino termina na próxima sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram, pleiteando uma vaga na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Especial. O sistema virtual, inédito no município, foi criado através de uma parceria entre a diretoria de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a Superintendência do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) sem custos adicionais para o município com a contratação de empresa especializada. Para cadastrar, acesse AQUI.
O diretor de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Smece, Nelson Goulart, afirmou que o departamento está trabalhando há um mês no cadastro de pré-matrícula junto ao Cidac. Esse é o segundo sistema de gerenciamento de matrículas lançado pela atual gestão municipal: o primeiro foi em setembro de 2017, o Smece On-Line, de uso interno de diretores e secretarias e que foi usado em 2017/2018 para renovação, encaminhamento, transferência e pré-matrícula de alunos. Já o novo sistema de pré-matrícula para novos alunos da rede é feito para o uso direto de pais, responsáveis e próprios estudantes realizarem o cadastro.
— Essa é uma inovação feita pelo governo Rafael Diniz. O primeiro sistema, o Smece On-line, é um pouco maior para gerenciamento on-line. O novo sistema que implementamos é o Educação Campos (educacao.campos.rj.gov.br), um Portal da Educação para cadastro dedicado exclusivamente à pré-matrícula — informa.
Com a criação de um sistema informatizado próprio de gestão escolar, a Smece economizou cerca de R$ 300 mil por mês em 2017. Nelson frisa que os sistemas utilizados pela Educação são feitos com tecnologia em parceria dentro da própria Prefeitura.
— O melhor de tudo é que os sistemas são gratuitos. Nós não gastamos nenhum centavo com eles. O antigo sistema de pré-matrícula era contratado e pago pelo poder público. A questão central não é inovação, mas gratuidade e transparência, tudo feito por servidor público. O Cidac está fazendo isto em parceria, o que não só mostra o potencial que nós temos dentro do serviço público, mas também que oferecemos solução pronta desde já — ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















