Notícia no detalhe
Inovação e economia: sistema de pré-matrícula online foi criado por servidores
Equipes da Educação e do Cidac trabalharam para otimizar o controle dos novos ingressantes, cujo cadastro vai até esta sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram no sistema online inédito no município.
A pré-matrícula online para ingresso na rede municipal de ensino termina na próxima sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram, pleiteando uma vaga na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Especial. O sistema virtual, inédito no município, foi criado através de uma parceria entre a diretoria de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a Superintendência do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) sem custos adicionais para o município com a contratação de empresa especializada. Para cadastrar, acesse AQUI.
O diretor de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Smece, Nelson Goulart, afirmou que o departamento está trabalhando há um mês no cadastro de pré-matrícula junto ao Cidac. Esse é o segundo sistema de gerenciamento de matrículas lançado pela atual gestão municipal: o primeiro foi em setembro de 2017, o Smece On-Line, de uso interno de diretores e secretarias e que foi usado em 2017/2018 para renovação, encaminhamento, transferência e pré-matrícula de alunos. Já o novo sistema de pré-matrícula para novos alunos da rede é feito para o uso direto de pais, responsáveis e próprios estudantes realizarem o cadastro.
— Essa é uma inovação feita pelo governo Rafael Diniz. O primeiro sistema, o Smece On-line, é um pouco maior para gerenciamento on-line. O novo sistema que implementamos é o Educação Campos (educacao.campos.rj.gov.br), um Portal da Educação para cadastro dedicado exclusivamente à pré-matrícula — informa.
Com a criação de um sistema informatizado próprio de gestão escolar, a Smece economizou cerca de R$ 300 mil por mês em 2017. Nelson frisa que os sistemas utilizados pela Educação são feitos com tecnologia em parceria dentro da própria Prefeitura.
— O melhor de tudo é que os sistemas são gratuitos. Nós não gastamos nenhum centavo com eles. O antigo sistema de pré-matrícula era contratado e pago pelo poder público. A questão central não é inovação, mas gratuidade e transparência, tudo feito por servidor público. O Cidac está fazendo isto em parceria, o que não só mostra o potencial que nós temos dentro do serviço público, mas também que oferecemos solução pronta desde já — ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira