Em hospitais não existem apenas dor e sofrimento. Há espaço aberto também para emoções e alegrias que normalmente tomam conta dos corações nesta época do ano. Nessa quinta-feira (20) não só pacientes, mas também acompanhantes e os próprios funcionários do Hospital Ferreira Machado se viram envolvidos em um clima natalino que se espalhou por todos os andares, todas as enfermarias das diversas clínicas e até mesmo a Unidade de Terapia Intensiva, graças à apresentação do Coral Vozes do HFM. Criado em 2001, o coral atualmente é regido por Geovane Gomes Crisóstomo, funcionário administrativo do hospital, que escolheu um repertório à altura da data comemorativa.
O Coral Vozes do HFM se apresentou não só para pacientes e acompanhantes, como para os próprios companheiros de trabalho. Crianças e adultos internados – principalmente estes últimos – não conseguem segurar a emoção e, na maioria das vezes, não contêm as lágrimas. “Impossível não ser envolvido por este clima de emoção”, conta Maria de Jesus Monteiro de Carvalho, que é do Rio de Janeiro e está acompanhando o tratamento de uma tia.
Além do coral do HFM, profissionais das secretarias de Saúde e de Educação, Cultura e Esportes de Campos - que contaram com o reforço de dois violinistas da ONG Orquestrando a Vida -, também estiveram na Clínica Pediátrica do hospital na tarde desta quinta-feira, alegrando os pequenos pacientes com diversas atividades. As crianças ganharam livros de literatura infantil e brinquedos.
- A iniciativa visa trazer para as crianças hospitalizadas, ações pedagógicas e lúdicas, aliadas à alegria -, define Amanda Passalini, gerente de Educação de Jovens e Adultos da Smece.